domingo, 7 de janeiro de 2018

FELIZ NATAL A TODOS!

Image may contain: 5 people, indoor
.
"...e foram à Bulgária, e viram como rezam no templo, isto é, na mesquita, ficam de pé sem o cinto, e curvam-se, sentam-se e olham para lá e para cá, como loucos, e não há alegria dentre eles, apenas tristeza e enorme melancolia. Não são generosas as suas leis. E fomos até os alemães, e virmos nos templos diversas missas, mas não vimos nenhuma beleza. E viemos à terra grega (Império Bizantino, nota do Russificando), e nos levaram para lá, aonde servem ao seu Deus, e não sabíamos se estávamos no céu ou na terra: pois não há na terra tamanho espetáculo e beleza que não sabemos como descrever, só sabemos que lá está Deus com o povo e a missa deles é melhor do que as dos outros países. Não podemos esquecer-mo-nos desta beleza, pois cada pessoa que prova o doce não toma depois o amargo"

Das crônicas de Nestor, sobre a adoção do cristianismo pelo Príncipe Vladimir, de Kiev. Assim, a Rússia adotava o cristianismo ortodoxo como a sua religião oficial, abandonando o culto pagão de Volos, Perun, Svarog e outros ídolos-deuses de madeira.
- Citado em YULIN, Boris. Vehi russkoy istorii

Hoje, no dia 07 de janeiro (25 de dezembro pelo calendário juliano), dentre os cristãos ortodoxos comemora-se o Natal, dia do nascimento de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário