sexta-feira, 22 de maio de 2015

Explorando o metrô de Moscou

Esse mês o metrô de Moscou completou 80 anos. Construído na época de Stalin, ele é o museu mais barato da Rússia, além de ser um efetivo e organizado meio de transporte. Vale a pena tirar umas 5 horas de sua estadia na Rússia para conhecer as principais estações com seus históricos e ricos mosaicos, monumentos e pinturas. Reza uma lenda que é "proibido tirar fotos no metrô". O "Descobridor da Rússia" desvenda esse mito:


















Vídeo da primeira entrada pela estação Planyernaya:

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Por que tantos povos tentaram conquistar a Rússia?



Hoje, no dia 8 de maio, é comemorado em todo mundo os 70 anos do fim da IIGM. Na Rússia, em razão do fuso horário ele é comemorado no dia 9 de maio. Foi neste dia que o Exército Vermelho tomou o Reichstag, pondo fim às loucuras imperialistas do III Reich. Mas fica uma pergunta, por que tantos povos declararam guerra à Rússia? O que atrai tantos invasores para esse país? Muitas pessoas me fazem essas perguntas, só que da forma errada, perguntam-me se "a Rússia é militarizada", se "os russos gostam de guerras", etc.

Em realidade, não é que os russos "gostem de guerras", é que se alguém agride você e entes queridos seus, então você tem o direito de retaliar, de se defender, e isso os russos fazem desde o século XII. Ao contrário do que aconteceu aos índios na América, dizimados por ingleses, portugueses e espanhóis, fisicamente (no primeiro caso) e culturalmente e fisicamente, no caso destes últimos, os russos não conheceram o mesmo destino dos povos da África e dos povos da América. Por isso hoje ouvimos falar da Rússia de 1000 anos, e não de "um povo que existia há milhares de anos".

O que um brasileiro sabe sobre agressão? O Brasil não conhece uma guerra em seu território há mais de 100 anos. O que um brasileiro sabe sobre agressão? Os EUA não conhecem uma guerra em seu território há mais de 200 anos. Quase todo russo tem pelo menos um avô ou mesmo avó que combateu na Segunda Guerra.

O documentário "A batalha da Rússia" é talvez o melhor documentário que existe que explica didaticamente por que tantos povos tentaram conquistar a Rússia, dos Cavaleiros Teutônicos às tropas do III Reich. O que mais impressiona é o fato de que o melhor documentário sobre a Rússia foi feito pelos... americanos! E isso anula qualquer acusação de "russofilia".