terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Por que os russos sorriem pouco?


Recordo-me que quando comecei a acessar a rede social russa, o VK, por volta de 2008, e o Facebook passou a ser acessado por brasileiros, reparei numa coisa. Enquanto as brasileiras costumam sorrir mostrando os dentes, as russas costumam ter um sorriso mais contido em suas fotos de perfil. Também verificamos isso em fotos de políticos. Enquanto no Brasil os candidatos tiram fotos com grandes sorrisos, na Rússia em geral os candidatos e líderes políticos tiram fotos sérios.

Geralmente os russos não costumam sorrir em locais públicos, mas isso não quer dizer que "sejam antipáticos", isso em indica na realidade um estado de "eupatia". Em contrapartida, é comum que em linguagem escrita os russos usem e abusem de smileys, que se diferem um pouco do ocidental, parecendo com "))", ou "))))))))" para longos sorrisos. Para que o leitor do blog possa se situar melhor, publico aqui um artigo do linguista Ióssif Sternin, a respeito do assunto, publicado na Gazeta Russa, e um artigo de Yevgeniya Vlassova:



Não dá para negar que na Rússia há muita gente de cara fechada. Este é um dos traços nacionais mais marcantes do comportamento não verbal e da comunicação. Isso faz com que o sorriso assuma outros significados, além da expressão de alegria comum em outros lugares do mundo.

De um modo geral, a cultura comunicativa russa tem como pontos fortes a sinceridade e abertura. Durante séculos, a vida cotidiana dos russos foi preenchida por uma difícil luta pela sobrevivência, e a preocupação constante foi fixada no inconsciente coletivo, passando a fazer parte do comportamento habitual.

Saiba como identificar os sinais por trás de um sorriso russo e evite aborrecimentos desnecessários.

1. Sorriso contido

Na maior parte das vezes, os russos mexem os lábios, mostrando ligeiramente apenas os dentes superiores. Mostrar os dentes superiores e inferiores é considerado “vulgar” e recebe o apelido de sorriso “arreganhado” ou “de cavalo”.


2. Simpatia, só que não
Na comunicação entre os russos, o sorriso nem sempre é sinal de cortesia. Quando o sorriso é constante, é rotulado de hipocrisia ou disfarce.

3. Conhecidos somente
Ao se comunicarem, os russos não têm o hábito de sorrir para desconhecidos. Por isso, funcionários de lojas e postos de serviço não costumam sorrir para os clientes.

4. Sem reciprocidade
Os russos não costumam retribuir sorrisos avulsos. Mesmo que um conhecido se desfaça em sorrisos para um russo, pode ser que não seja correspondido. O sorriso, nesse caso, é encarado como um convite ao diálogo.

5. O outro lado da história
Apesar de tudo que foi dito anteriormente, o sorriso russo pode ser também uma demonstração de simpatia. Sorrindo para outra pessoa, os russos enviam uma mensagem: gosto de você. Daí o fato de sorrir só para conhecidos, já que ninguém nutre esse sentimento caloroso por qualquer pessoa.

6. Atenção acima de tudo

Raramente os russos sorriem em situações profissionais ou tratando de um assunto de responsabilidade. Os funcionários da alfândega, por exemplo, não sorriem por estarem ocupados com um trabalho importante. Os professores não também não costumam aceitar que os alunos sorriam durante as aulas. Uma das advertências mais frequentes nas escolas russas é: “Por quê está sorrindo? Preste atenção!”


7. Prova de sinceridade

O sorriso pode expressar boa disposição ou simpatia para com o interlocutor. Mas o mais importante é que o sorriso seja sincero. Sem isso, não há razões para sorrir.


8. Apenas quando necessário

Um sorriso sem justificativa pode suscitar preocupação e desejo de obter uma explicação.


9. Respeito à situação

O sorriso deve ser “conveniente”, do ponto de vista dos presentes, e adequado ao contexto. É falta de respeito sorrir em momento de tensão ou na presença de alguém afligido por problemas pessoais, de saúde etc.


10. Sorriso sem graça
Na mentalidade russa, o sorriso se assemelha ao riso, e ambos são considerados expressões emocionais idênticas. É frequente, na Rússia, o sorriso de alguém ter como resposta: “Não entendi a graça”.

Originalmente publicado em: 
http://br.rbth.com/sociedade/2013/11/29/10_razoes_para_sorrir_ou_nao_23077.html


Ainda sobre o sorriso russo, de Yevgenya Vlassova:


Um amigo alemão uma vez me perguntou: "Por que as pessoas russas tão sérias? Ninguém sorri aqui." Eu olhei em volta e percebi que, na verdade, quase ninguém no metrô de Moscou estava sorrindo. Eu disse: "Por que eles sorririam?". Meu amigo levantou a sobrancelha em surpresa e mudou de assunto.

Lembrei-me de nossa conversa e comecei a procurar a resposta para o motivo de os russos raramente serem encontrados sorrindo. Poucos meses depois eu encontrei uma explicação muito sólida e completa no artigo Um Sorriso em Comportamento Comunicativo Russo pelo Dr. Iosif A. Sternin. O professor explicou que, na Europa ou na América do Norte, sorrir é um sinal de polidez. Quando você vê as pessoas sorrindo para você nos EUA ou na Alemanha, isso não significa nada além de uma atitude neutra em relação a você. Um sorriso é um "nível zero" na comunicação. Por outro lado, na Rússia, não sorrir é um sinal de uma educação neutra, pois um sorriso é sempre informativo. Um sorriso russo é sempre pessoal. Quando um russo sorri para você, ele ou ela quer dizer que gosta de você, de forma sincera. Quando os russos visitam a Europa ou América do Norte pela primeira vez, gostam de olhar para rostos sorridentes, porque eles (nós, russos) tomamos isso pessoalmente. Nós realmente acreditamos que todo mundo no exterior é muito gentil. Depois de alguns dias, os turistas russos percebem que um sorriso aqui, na verdade, não significa nada e começam a culpar os habitantes locais por sorrisos insinceros. "Eles sorriem para você o tempo todo. Você acha que eles te amam, mas na verdade, eles adoram o seu dinheiro", reclamou para mim amargamente um amigo meu. Tentei explicar-lhe: "Você não tem que levar isso para o lado pessoal, eles só querem ser educados com você." Sua resposta foi: "Eu prefiro ser sincero". Toda vez que eu cruzar a fronteira com a Rússia, eu me lembro de sorrir para não ter aquele olhar russo sombrio.

Na Rússia, não é comum sorrir para estranhos. Quando você sorri para um estranho, você pode obter a pergunta: "Já nos conhecemos?" em troca, pois os russos normalmente sorriem apenas para as pessoas que conhecem. Além disso, não é comum sorrir quando se lida com questões mais sérias. Você não vai ver muitos rostos sorridentes em reuniões de negócios, porque o negócio é sério, e por sorrir, você mostra não ter seriedade ou que você desconfia de palavras dos seus sócios. Assistentes de loja russos são treinados para sorrir, porque sorrir enquanto serve as pessoas não é natural para os russos. "Vou levá-la a sério, você é importante para mim, então não sorrio" é a abordagem russa natural para um sorriso.

Os russos não usam um sorriso para animar ninguém. Ao visitar alguém, que está passando por momentos difíceis ou de profunda tristeza de uma perda, os russos não sorriem. Um sorriso seria considerado ofensivo. Se você o faz, mostra não respeitar a pessoa, bem como não se importar com os seus sentimentos, achando a situação engraçada.

Muitas vezes, os russos não sorriem "de", mas "sobre" alguma coisa. Por exemplo, se eu andar na rua e perceber que as pessoas começam a sorrir ao olhar para mim, eu acho que há algo de errado com a minha aparência, em seguida, paro e verifico se está tudo bem com minhas roupas.

Os russos precisam de um motivo especial para sorrir. Você ouve uma boa notícia e sorri para mostrar que considera esta notícia muito boa. Você se sente realmente grande e mostra um grande sorriso, então todo mundo entende que tem algo muito bom está acontecendo em sua vida. Você tem que ter uma razão especial para o riso. Há um ditado popular russo, "Um riso sem motivo é um sinal de estupidez", que significa que você pode ser muito estúpido ou louco se você rir de nada.

Um comentário:

  1. Do Descobridor da Rússia

    Uma ano após a publicação deste texto, faço uma constatação interessante. Em geral, os melhores russos e em especial as melhores russas que conheci eram exatamente as que menos sorriam. Dentre as russas que conheci, por exemplo, percebi que as que utilizavam foto sorrindo ou o faziam com uma certa frequência eram pessoas que frequentemente tinham algo de errado.
    Mesmo as russas mais sorridentes e animadas, não costumam ter fotos com tal expressão Lembro aqui um fato ocorrido em Ulyanovsk, quando conheci um russo muito amistoso, amigo de uma conhecida minha.
    Embora ele fosse muito sorridente durante a conversa, durante as fotos sua expressão era séria.

    ResponderExcluir