quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Como os comunistas imaginaram a URSS em 2017

Por Cristiano Alves
Blog RUSSIFICANDO

Você já imaginou fazer nevar no Nordeste durante o Ano Novo, ou transformar as águas bálticas das praias de São Petersburgo numa paisagem tropical? Passar de trem atômico pelo estreito de Bering ou mesmo acabar completamente com furacões como o terrível Irma? O mundo inteiro comunista, exceto por uma ilha imperialista no meio do Pacífico que ousou abusar de testes com armas proibidas?

Era assim que em 1960 os soviéticos imaginavam que viveríamos em nossa época, isto é, no ano 2017, dos 100 anos da Revolução Russa, ano desse artigo!

Recentemente, ganhou repercussão na impressa russa o diafilme disponibilizado por um comunista na rede social russa, o VK. Um dos participantes do projeto, infelizmente, morreu no ano passado, não podendo acompanhar como seria o ano 2017. 

Proféticos em algumas coisas, sonhadores em outras, alguns elementos hoje são realidade, por exemplo, quando o jovem Igor, um pioneiro, conversa com a sua mãe, que está no Mar Negro, por um "televideofone", hoje esse "televideofone" é conhecido no mundo inteiro por Skype. Outra ficção que se tornou realidade são as pontes estaiadas, uma ousada obra de engenharia presente na maioria dos países hoje. Durante os anos 60 e 70 a ciência soviética estudou várias formas de modificar o clima da União Soviética, um dos projetos mais ambiciosos foi a reversão do cursos dos rios Ob e Yenissey, porém foi abandonado devido aos impactos ambientais catastróficos que poderiam mudar o clima de todo o hemisfério norte. Outros projetos fazem parte apenas da ficção, e ainda não foram vistos em 2017 e talvez não serão nem em 2117, como naves espaciais capazes de ir até alfacentauro e fontes de energia infinitas localizadas por máquinas que perfuram... vulcões.

O diafilme tem um tom bastante amistoso, não faz menção a nenhuma guerra, exércitos e militares sequer são citados, seria a sociedade "comunista", o socialismo soviético em seu mais alto grau. Mas nem tudo era perfeito na visão dos 100 anos da Revolução de Outubro, comunista, os últimos imperialistas do planeta fariam um teste que colocaria em risco milhões de vidas! Assim os soviéticos imaginavam os 100 anos da Revolução Russa.


No ano 2017. Produção do estúdio Diafilm, 1960

Quem não se preocupa com questões sobre o futuro? Como ele é? Quem é que não quer dar uma olhada nos próximos 100 anos? Ao ler livros de ficção científica, conhecendo a conjunto de cientistas e ousados projetos de engenharia, é possível esboçar um retrato do futuro.

Então vamos dar uma olhada no futuro, 50-60 anos à frente. Pode ser que no jubileu dos cem anos da Revolução de Outubro esses mesmos colegiais como vocês irão ver a aula de geografia em um cinepanorama sobre um passado recente e sobre o presente do seu país, um filme sobre como os soviéticos compartilharão a natureza para a paz e a felicidade na Terra.
Veja esses colegiais no ano 2017 com seu manual na sala de cinema. O dispositivo especial do filme é a "lupa do tempo" permite a eles acompanhar como foi criada a nova face do país.
Os garotos viram como se encontraram pontes sobre abismos montanheses indomáveis...

...como em enorme precisão explosões atômicas recortaram colinas desnecessárias e abriram canais...

...como mudaram o fluxo dos rios Ob e Yenissey e o direcionaram para o Mar Cáspio. Esse mar que ressecava-se agora recebeu dois novos rios que o preenchem.


Os rapazes ouviram a voz do narrador: "E essa é uma barragem pelo Estreito de Bering. Vocês estão vendo? Os trens atômicos passam apressados. A barragem limita as águas fricas do Oceano Glacial e o clima do Extremo-Oriente melhorou.


Depois que a camada terrestre meio que derreteu, então pode ser visto o que se faz nas profundezas da terrra. No fundo dos vulcões escavadeiras subterrâneas de um tipo especial de aço perfuram minas para fontes inexauríveis de energia.

E então desapareceu também a terra. No espaço sideral, quase na velocidade da luz, desloca-se uma nave-foguete de fótons interestelar, dirigindo-se para o sistema planetário mais próximo e tão distante, Alfa Centauro.


Quando a sessão cinemática terminou, o professor de geografia Nikolay Borissovich lembrou que amanhã a turma partirá para uma excusão na cidade subterrânea Carbogrado, situada no Círculo Polar.

Na manhã seguinte, Igor acordou com um capilé no nariz. Era assim que acordavam os relógioos de parede, em uma brincadeira imaginada pelo pai dele, um dos operadores do do Instituto Central de Controle do Tempo.

Despregando os olhos, o garoto viu como a suave mão de plástico acabou de acordá-lo, retornando para o corpo do relógio. "Hoje eu verei com meus próprios olhos Carbogrado", pensou com satisfação Igor.

A mamãe não estava na cozinha, mas ela deixou um bilhete com instruções na máquina de culinária inteligente. "Meu café da manhã favorito!", alegrou-se o garoto.


Igor cuidadosamente foi ao aparelho e soltou a instrução escrita. Cumprindo a tarefa, raios invisíveis tocaram as letras do bilhete, vasilhas automáticas tomaram o necessário, facas especiais rapidamente cortaram os legumes.


De repente, da sala do pai soou uma ligação com a voz da mamãe

A mamãe estava olhando da tela do televideofone. Ela estava na popa de um navio. O jardim de infância se mudou para cá, no qual encontravam-se seus filhos menores. "Você encontrou o café?", perguntou a mamãe sorrindo.


"- Você está no mar negro?!", admirou-se Igor. "- Eu estou de serviço inspecionando o jardim de infância flutuante e aproveitando para visitar o meu... Repasse ao papai por telefone, que eu volto só amanhã".


Em meia hora Igor já estava longe da capital. O ártico recebeu os visitantes com uma nevasca frenética, os moscovitas estavam cercados por operários locais.

Diante dos membros da excursão abriu-se uma escotilha, e uma longa escada rolante os levou até embaixo.

E assim todos seguiram pelas ruas de Carbogrado. No ar havia um leve aroma de tília. Olhando para as pessoas, bronzeando-se sob luminárias de quartzo ficava difícil de imaginar que na superfície uma nevasca castigava.

E no subúrbio gigantes máquinas trabalhavam a todo vapor. Muitas coisas interessantes eram informadas aos alunos pelo engenheiro-chefe de Carbogrado Vladislav Ivanovich.

"- Aqui, de baixo da terra, reina a primavera eterna", disse ele com orgulho, "- mas, vejam, o tempo caprichoso em cima quebra o nosso horário de envio da produção".

- E a estação voadora de controle do tempo não poderia se acertar com o tempo caprichoso do ártico? - perguntou Nikolay Borissovich. Os rapazes, com apreensão esperaram a resposta do engenheiro-chefe.

- Por enquanto as atividades da estação têm caráter temporário - respondeu Vladislav Ivanovich. - E criar as condições para o envio do carregamento sem interrupções só é possível pelo metrô internacional passando pelo Ártico.

- Esse é o modelo da nova construção da máquina furadeira. Esse tatu irá trabalhar com recém-descoberta energia mesônica, que acelera o trabalho em duas vezes.

E a estação voadora de controle meteorológico tem muito futuro. O homem irá apertar botões em uma cabine de controle radioremoto e a máquina irá voar e acalmar furacões, destruir tempestades.

E sobre como poderia agir a estação voadora, os colegiais saberiam muito em breve... No exato momento em que Vladislav Ivanovich conversava com eles em seu escritório, em Moscou, no instituto metereológico o sinóptico-chefe do país e controlador de serviço, o pai de Igor, Yevgeniy Sergeyevich, discutia mensagens de emergência vindos da região do oceano Pacífico.

- Acabaram de informar, - disse o sinóptico chefe, que os últimos imperialistas, escondidos numa ilha distante, testaram a arma mezônica proibida. Nesse experimento houve uma exposão inaudita de forças, que destruiu a ilha inteira e ao mesmo tempo causou perturbações na atmosfera do planeta.

- É por isso que a nossa máquina de prognósticos hoje de repente previu uma tempestade de 12 pontos no Mar Negro, apesar de que ontem o prognóstico era benéfico! - pensou Yevgeniy Sergeyevich.


Na mente de Yevgeniy Sergeyevich houve um terrível pensamento. Os barcos... Jardins de infância flutuantes... Lá estava também a esposa, Nina, Vitya. O furacão se aproxima a cada minuto. E a estação ainda não foi equipada com controles radioremoto.

- A exposão no sul do Oceano Pacífico causou um terrível furacão e tempestade. É preciso urgente salvar as pessoas! - falou com decisão o sinóptico-chefe. - Nossa estação voadora está pronta?

- Vamos pedir permissão para decolar pessoas com a estação de controle metereológico, - disse o sinóptico-chefe. - Vamos voar nós mesmos. Sim, nós estamos arriscando a vida. Mas temos que salvar crianças, marinheiros, navios.


A permissão para o voo foi concedida. E estava assim na janela da estação voadora de controle meteorológico, já erguiam-se enormes pilares de água. Eles chegavam até as nuvens.

O sinóptico-chefe cobriu as janelas com vidros negros. No controle remoto estava o assistente de serviço. O fogo fazia os olhos arder mesmo com os vidros negros... pois a estação disparava raios de energia mezônica sem precedência. Os raios lutavam com os tornados. 

Quando, enfim, foram ligadas os raios mezônicos, e erguidos os vidros negros, os tornados, como num passe de mágica, sumiram. A estação voadora de controle meteorológico salvou centenas de pessoas.

A explosão no Pacífico Sul, ameaçando com a morte a costa do Mar Negro, foi conhecida até na capital. A iodo cinzento percorria o céu lúgubre.

Mas a capital se preparava para uma festa. Nas ruas sentia-se um movimento incomum. Os moscovitas abordavam uns aos outros com jornais novos com notícias sobre as novas conquistas da ciência soviética no controle meteorológico.


E assim as nuvens se dissipavam, e mastros de cor dourada irradiavam ante as casas e parques. O corredor iluminado ampliava-se.

Sobre a cidade rapidamente flutuava a estação voadora de controle meteorológico. A capital jubilante preparava-se para os 100 anos do Grande Outubro. Esse triunfo coincidiu com a grande vitoria da ciência soviética sobre a natureza.

Quando o pai de Igor saiu da estação voadora meteorológica, o filho se conteve e foi lá dar um forte abraço.

De noite Yevgeniy Sergeyevich ligou o televideofone e contatou o navio "Kahetiya". Da tela sorria a esposa, e Nina estava em pé em volta dela e gritava "Papai, tivemos uam chuva tão, mas tão quente!"

FIM, Redação E. Kavtiashvili, Diretor de arte A. Morozov

2 comentários:

  1. Да,культура диафильмов была развита довольно широко до начала 90х гг. И это было гораздо здоровее телевизоров и, тем более, компьютеров. Это был целый пласт - и культурный, и эмоциональный.

    ResponderExcluir
  2. Да, культура диафильмов была очень богатой. И гораздо более здоровой, чем телевизор.

    ResponderExcluir