sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Como se virar sem falar russo na Rússia? Isso é possível?

Recentemente, o jornal O Globo publicou uma matéria afirmando que "é muito difícil se comunicar na Rússia por que ninguém fala inglês". Isso só mostra que a edição da Globo, assim como os seus jornalistas, aparentemente vieram mal preparados para a Copa das Confederações e foram muito mal informados. Em realidade, é muito etnocentrismo acreditar que o país de Dostoyevskiy, Tolstoy e Tchaykovsky deveriam falar em uma língua que historicamente não fez parte da formação da Rússia e nem foi incorporada pela tradição do povo russo, lembrando que um dos aspectos que marca o etnos russo é a defesa da tradição!

O alfabeto cirílico russo e um monumento aos seus criadores, no centro de Moscou


Primeiro, como já confirmados em inúmeros artigos do blog Russificando, assim como por museus, historiadores, arqueólogos, dentre outros intelectuais, a Rússia é um país de mais de 1000 anos, só a Grande Novgorod é mais velha que o Brasil e os Estados Unidos juntos. Além disso a literatura russa é mundialmente difundida, servindo de base para inúmeros filmes, novelas, seriados, etc. Não esqueçamos que a Rússia não tem a mesma população da Dinamarca ou da Suécia, só a cidade de São Petersburgo tem aproximadamente a população de toda a Suécia (contabilizando as estimativas de migrantes não registrados). Logo esperar que nos próximos 50 anos a Rússia tenha falantes de inglês em todo lugar, isto é, pessoas que entendam bem a língua, é uma expectativa fantasiosa. Porém, isso não significa que "não dá para se orientar sem falar russo".

A Rússia possui um número expressivo de falantes de inglês e até de português, este que escreve este artigo já se deparou com falantes de português brasileiro até de Habarovsk, uma cidade no Extremo Oriente, região mais longínqua da Rússia continental (mais até do que a Sibéria). Muitos desses falantes aprenderam sozinhos a língua e tem ótimo domínio dela, alguns são capazes até de cantar e dançar samba ou mostrar habilidades de capoeira. Só na cidade de São Petersburgo intérpretes entram num verdadeiro empurra-empurra para trabalhar em um evento, é um mercado extremamente competitivo. O leitor talvez, acredite que é um grande luxo ter um guia ou um intérprete, porém, vamos avaliar o custo benefício!

Imagine que você decide estudar inglês numa grande cidade, você irá pagar a uma escola de línguas em pelo menos 250 reais, ou seja, para obter a fluência no nível básico dessa língua, uma pessoa média levará pelo menos um semestre acadêmico, normalmente 4 meses no Brasil, ou seja, você irá gastar 1000 reais. Caso falemos de um curso de russo, que é uma língua rara e sem uma rede tão ampla quanto as dos cursos de inglês, estamos falando num investimento muito mais elevado! Agora vamos considerar os fatos.

Ao chegar na Rússia, é indispensável ter a capacidade de se comunicar. Só na hora de sair do aeroporto, geralmente quem chega de uma longa viagem está cansado física e mentalmente, a primeira coisa que alguém quer é comer e depois descansar, ou para alguns ir logo dar uma volta, afinal, se o mundo acabar, você não viu apenas o aeroporto! Mas para não ver apenas o aeroporto é preciso saber como sair do aeroporto, e geralmente as opções são as mais variadas, porém, a mais comum de todas, especialmente dependendo do horário de chegada, é um táxi. Você pode até pegar um Uber, porém, como irá se conectar à internet sem saber que operadora de celular contratar? E se o 4G de uma operadora não pega naquela cidadezinha com um lago cristalino que você quer visitar, ou simplesmente pega ruim no seu prédio de paredes de concreto espesso que impede que você ouça o que o casal do quarto ao lado faz de madrugada? Logo, a falta de opção de muitos acaba levando a tomar a primeira opção de táxi que aparece. Ocorre que muitos desses taxistas são imigrantes que vieram com suas famílias numerosas e cobram o máximo de turistas que geralmente chegam com muito dinheiro para gastar, assim, numa corrida com o taxista você latino-americano bem sucedido que recebe em reais irá talvez pagar um valor não muito expressivo para um europeu bem sucedido recebe em euros (ou talvez mesmo libras esterlinas!). Assim, só na chegada você acaba gastando 5000 rublos para chegar no seu descanso, isso se o taxista não cobrar mais, um taxista que talvez irá saber muito pouco sobre aquele prédio ou monumento que você verá no máximo uma ou duas vezes enquanto segue a cidade, que poderia ser talvez, digamos, um marco de 1000 anos de uma cidade ou lugar onde capturaram um general nazista, digamos.

A Rússia é cheia de incríveis monumentos com os mais diferentes temas, como esse à serpe montanhesa, recordista de curtidas no Instagram, incompleto ainda, na região de Krasnodar
Dessa forma, como vimos, você irá gastar muito dinheiro de uma forma ou de outra, por vezes por um serviço ruim, quando em vez de 5000 rublos (aproximadamente 250 reais) você poderia ter gasto apenas 500 (aproximadamente 25 reais). Um bom guia ou intérprete torna muito mais fácil a sua vida num aeroporto, táxi, hotel, etc! Se você tem um amigo na cidade, muito bem, isso mostra que você é uma pessoa sociável, é bom poder encontrar amigos, porém, será que o seu amigo que trabalha em 2 ou 3 empregos realmente costuma ocupar seu tempo lendo sobre como vender mais, por exemplo, ou sobre a história e as lendas relacionadas a um ponto específico da cidade?! Será que o seu amigo terá tempo para mostrar esse ou aquele lugar? Será que ele realmente conhece bem a cidade ou somente o centro dela? É aí que entra o papel de um guia, ele lê bibliotecas inteiras sobre a história do país, da cidade, sobre eventos relacionados e poderá mencionar fatos relevantes sobre um determinado prédio como o fato de nele ter vivido os últimos anos de sua vida o compositor Pyotr Tchaykovskiy, ou dele ter sido incinerado por uma bomba incendiária da IIGM e depois reconstruído.

Mas mesmo que você não esteja muito interessado em história, mesmo que você queira apenas fotos legais para o seu Instagram, dependendo da companhia que você contratou, ele poderá conhecer os ângulos para uma boa foto, assim como os endereços de lugar A ou B e que horários são melhores para visitá-los, devido às enormes filas que surgem em certos pontos. De que adianta ir em Peterhoff, por exemplo, para passar 4 horas na fila do museu quando você simplesmente poderia ir num outro museu ou mesmo palácio que fica nas adjacências do seu hostel?! Nesse sentido o guia pode ser um bom planejador, facilitando a sua logística e fazendo você ganhar tempo e ver muito mais do que poderia ver.

Maravilhas como esta, onde foram filmados diversos filmes e seriados, com a entrada gratuita, não aparecem nos guias turísticos. Na foto, Bogoslovka, um dos pontos do Museu Etnográfico Russo, em São Petersburgo
Se você acha que seus assuntos são de sumaríssima importância e completamente sigilosos, não tenha medo. Intérpretes e tradutores são como padres, eles já viram e ouviram muita coisa que você sequer imaginaria, porém é da natureza de seu trabalho guardar sigilo. Processos nos quais X foi preso na alfândega por contrabandear isso ou aquilo talvez já tenham passado pelas mãos desse ou daquele tradutor, logo, não há por que se espantar!

Intérpretes e tradutores existem desde muito tempo, e a Rússia está cheia deles para os mais diversos idiomas. Muitas vezes o "barato" sem um bom intérprete pode acabar saindo caro! Lembre-se que ao chegar na Rússia você não irá contratar um "garoto das bananas" que vai apenas mostrar uma praia aqui ou um coqueiro exótico ali, mas alguém que irá transmitir tudo que há ao seu redor para você não compreende a língua. Por mais que você seja um mestre da gesticulação, um guia local, um intérprete, conhece bem a cidade, facilitando enormemente a sua vida, conhecendo os pontos turísticos e os não-turísticos, isto é, aquela enorme igreja de madeira enorme que você sequer saberia que existe numa cidade por não estar no guia turístico, e que serviu de arquétipo para outra bem mais famosa.

Assim, como dizer que o país não está preparado? O país não está só bem preparado, como os seus guias, intérpretes e tradutores estão mais do que preparados para marcar os melhores gols num campo que dominam muito bem!

O Kremlin de Kazan, cidade-sede da Copa 2018 mais antiga que o Brasil e os Estados Unidos juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário