quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Conhecendo melhor a Rússia atual em "22 minutos"



Essa postagem baseia-se num comentário que fiz no Facebook relacionada a um filme russo transmitido na Tela Quente (o que RARAMENTE acontece).

Acabei de assistir ao filme "22 minuty", filme de ação russo baseado em fatos reais. Muito bom, mesmo no contexto da ação ele demonstra vários fatores culturais russos que não são apenas "exclusividade do cinema", algumas cenas deixam isso bem claro, como a cena da tripulação, que sem alternativa decide reagir e atacar os piratas somalianos com martelos e chaves de boca, certos da morte. A mentalidade do "não se entregar". Tem também o momento em que morre um dos protagonistas, o rapper com a camisa da seleção brasileira (vai ver por isso passaram aqui no Brasil, haha!), o russo deixa um relógio com ele de presente. Essa coisa de dar presentes é bem típica do russo, quando gostam de alguém, eu que já ganhei uma caneta do FSB, um uniforme de Fz Naval (modelo a partir de 2012) e outras coisas mais posso confirmar pessoalmente isso.



Outro ponto interessante são algumas cenas. Por exemplo, o momento em que um marujo da tripulação resolve entrar na frente de uma faca para salvar o capitão do navio, marujo barbudo, como o personagem "Domash", do famoso filme de Einsenstein, de 1938, "Alexander Nevsky", quando o cavaleiro salva o príncipe das lanças dos cavaleiros teutônicos. Também lembrei de Brat 2 com a cena do final. Se Danila fez um revólver usando materiais de construção, o Fz Naval Sasha faz uma bomba usando um pirulito, além de usar, claro, uma granada.


Claro, impossível não reparar no gato no navio. Não sei se na vida real foi assim, mas todo mundo sabe que os russos adoram gatos. Outro aspecto que o filme também frisa é o Dia da Vitória, já que os acontecimentos reais se deram no dia 8 de maio (9 de maio na Rússia pelo fuso-horário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário