sábado, 7 de maio de 2016

Passeios pelo telhado

Você já fez "turismo de telhado" alguma vez em sua vida? Com o fim do inverno, do gelo e da umidade da chuva, em várias cidades da Rússia vários guias oferecem interessantes passeios pelo telhado. Nesse período a paisagem humana e a paisagem natural mudam completamente, em vez do gelo no chão, vemos canteiros de flores em frente as casas, grama nos parques, e em vez de pessoas cobertas por pesadas roupas invernais da cabeça aos pés, vemos os russos como vemos os brasileiros, isto é, usando camiseta, boné, camisa, assim como a linguagem e a expressão corporal de cada um, por exemplo, podemos ver as tatuagens dos russos, que embora não tão comum quanto no Ocidente, tem ganho mais adeptos nos últimos anos, já que antes ficavam restritas ao público criminal. Vemos russos com camisas que exaltam os heróis do passado e do presente, variegues, o Exército Vermelho, as "Pessoas educadas", e mesmo heróis do Ocidente como o latino Che Guevara e conforme vi na Avenida Nevsky, até mesmo o africano Sankara.


A nossa reportagem de hoje apresenta algumas fotos que o sol intenso, que agora se estende até as 9 da noite, em São Petersburgo, nos possibilita nos telhados da Rússia, telhados esses de um cortiço próximo ao metrô Vladimirskaya. O "turismo de telhado" revela um lado comum a muitos povos do norte, que descendem dos variegues, os aventureiros nórdicos, e no caso russo também dos povos eslavos, acostumados a desafios: o gosto pela aventura!

O nosso zoom e a natureza destemida dos nossos turistas permitiram uma reportagem da forma mais natural possível, nos fazendo pensar que estão passando por meras calçadas!









Noutro telhado, estar com bons amigos é sempre uma boa pedida, quando se tem um amigo com acesso ao telhado, como Paul, da Estônia, pode-se ouvir boa música ao vivo em saxofone e confraternizar-se com um novo camarada do Cazaquistão, que aparece bem ao centro, e duas jovens da República Popular da China, em um dos seus raros momentos sem bugigangas eletrônicas na mão, marca registrada de certos povos asiáticos!


A qualquer hora do dia ir a um telhado russo é sempre uma boa pedida para aliviar o estresse, relaxar e estar com pessoas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário