quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Rumo ao Hermitage?


Pinturas sempre foram a inspiração de grandes romances. "O retrato de Dorian Gray" se tornou um romance famoso do britânico Oscar Wilde, sobre um homem que se tornou eternamente belo com o preço de jamais ver o seu retrato pintado, que envelhecia com o tempo, ao contrário do real personagem. O personagem de Oscar Wilde seria retratado em pelo menos vários livros e peças de teatro.


Como já foi dito em inúmeras postagens desse blog, a Rússia é um país de grandes artistas, pintores, desenhistas, escultores e outros. E a cidade de São Petersburgo, por reunir incríveis edificações e pontos históricos e turísticos em um só lugar é a inspiração para artistas de toda a Rússia desenvolverem a sua capacidade artística. Foi assim que conheci Marina, uma moça de Togliatti que veio a São Petersburgo desenvolver sua capacidade artística e resolver problemas familiares, em um grupo da rede social VK. Ela desejava conhecer um rapaz para desenhá-lo e recebeu uma enxurrada de pedidos, afinal, que rapaz não quer ter a honra de ser desenhado por uma bela jovem?

Conquanto a agenda de Marina estava superlotada, ela deu o meu contato a uma amiga sua que dirige um clube de pintura, esta me convidou para comparecer ao seu estúdio e postou duas fotos minhas afirmando que "teríamos agora um personagem belo e ilustre, um português". Eu a corrigi dizendo que era brasileiro. Para a minha surpresa, eu não apenas seria pintado, como seria pago para tal! Não vou negar que tal experimento faria com prazer até gratuitamente.

Após 1 hora de pintura
A experiência de ser desenhado não era totalmente nova, na escola pelo menos três colegas se arriscaram a tal e o resultado não foi mal. Ainda, em uma rede social de webcams, tive um avatar (retrato) desenhado, a qualidade me surpreendeu, considerando que foi feito com um mouse em pouco tempo. Mas agora seria diferente.

Ao sair do metrô Ilha de São Basílio (Vassileostrovskaya), me dirigi a um lugar incomum. Entrando no lugar, indicado por eletricistas, percebi uma multidão calada, fui perguntar algo e pediram silêncio, então percebi que se tratava de um filme que gravavam no lugar. Não era a primeira vez que eu presenciava a filmagem de uma película, algo que jamais havia visto na vida no Brasil. Me dei conta de que ficava no prédio ao lado, onde me deparei com Oksana, uma russa muito simpática do sul da Rússia que mora em São Petersburgo. 

Na sala me foi oferecida uma cadeira, eu teria que nela sentar por 3 horas para ser pintado de diferentes ângulos por... 6 pintores pintores e desenhistas diferentes, dentre os quais uma universitária siberiana, um desenhista caprichoso petersburguense, uma senhora bastante talentosa, um desenhista bastante sério, uma russa que gostava de novelas brasileiras e música italiana e uma garota digamos... bastante estudiosa.

Uma vez que me desenhavam do busto para cima, eu podia movimentar tudo abaixo, não podia fazer movimentos bruscos e constantemente o desenhista caprichoso Dima mostrava-me o seu lápis e brigava com o branco de seu papel, a fim de gravar sua impressão. Uma das garotas mais interessadas era uma pintora siberiana muito simpática, com um belo sorriso, que deixou na tela traços de sua personalidade meiga e romântica. Ela desenhava com giz. Falávamos de meu trabalho como tradutor, do trabalho de pintor, sobre novelas brasileiras, Festival de San Remo, música americana e russa e dos povos que formaram o Brasil, incluso os canibais da Amazônia e por que devoravam seres humanos.


Ao final do trabalho, segui com uma das pintoras até o metrô, falávamos de seu trabalho e sobre o desejo de se encontrar novamente, já que faria uma longa viagem. Ela me contava sobre o Hermitage, no qual trabalhou na reprodução de obras de arte famosas, sobre como esse trabalho exige pelo menos seis meses! Me falava também de seu desejo de viver em São Petersburgo.

Se no Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, encontra-se o retrato de uma polonesa, será que um dia meus filhos e netos não terão o privilégio de ver no Hermitage ou algum outro museu um personagem exótico e diferente que apareceu para um futuro grande pintor como "O brasileiro"? Isso o tempo dirá! Mas que a sensação foi bastante relaxante, apesar das 3 horas numa só postura, disso a memória se recorda muito bem e traduz essa sensação para este blog!



Nenhum comentário:

Postar um comentário