sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Dombra, a espada dos paladinos da cultura russa


Domra, instrumento musical nacional russo. Tem um som muito parecido com o da balalaica, possuindo 3 cordas e 3 sons diferentes (a balalaica possui 3 cordas e apenas 2 sons). A domra é considerada a "mãe da balalaica".


Muitos artistas na Rússia tocam a domra, todavia, o instrumento musical, assim como a música tradicional russa enfrenta um forte rival nos dias atuais: a música do ocidente! Nas ruas de São Petersburgo e outras cidades é possível ver muitos jovens tocando músicas de países que não dão a mínima para a Rússia, para os quais é uma "terra de bárbaros", por exemplo, canções e músicas de bandas americanas, alemãs e britânicas, de países antirrussos, ou por vezes cantando em karaoke músicas cuja melodia sequer podem assobiar, por exemplo, do Rammstein.

O intercâmbio cultural e conceitos como transculturalidade são válidos quando falamos de países que não empreendem uma cruzada cultural contra a Rússia, por exemplo a Argentina, Brasil, Índia e outros. Os artistas que se opõem à globalização, eufemismo para a dominação cultural e econômica, são verdadeiros bogatyres*! A cultura russa é uma cultura de alegria genuína e não pode morrer sobreposta por músicos de rua que difundem o veneno do ocidente!

*Cavaleiro andante da Rússia medieval 

Nenhum comentário:

Postar um comentário