domingo, 20 de agosto de 2017

A São Petersburgo que os petersburguenses não conhecem

Esse impressionante prédio é desconhecido por muitos de Petersburgo, mas impressionou a um brasileiro e uma suíça
Não é raro encontrar em São Petersburgo turistas que estiveram 4 dias ou mais e não estiveram no metrô uma só vez, com espanto, sempre me pergunto: "Essa pessoa realmente existe?!" Mas, às vezes, acontece o mesmo com petersburguenses, o que me fez escrever esse artigo.

A história começa quando num encontro de estrangeiros em um famoso café conheço Tina, quase como Cristina, conquanto sou Cristiano resolvi falar com a moça que estava sentada sozinha numa mesa. Então, eu soube que a garota era uma arquiteta da Suíça e a conversa ficou mais interessante, pois minha primeira professora de alemão era suíça e o último filme que assisti no cinema foi filmado na Suíça (A cure for wellness, em português "A cura), então tivemos uma conversa interessante sobre arquitetura. Eu gosto muito dos arquitetos e engenheiros, já que eu mesmo sonhei em ser engenheiro na infância, precisamente engenheiro e oficial (depois oficial e piloto), mas a principal razão pela qual gosto deles é que quando olham para a cidade eles veem o que eu vejo, e é verdade, não só na cidade. O engenheiro é um criador e o arquiteto é o engenheiro-artista na minha opinião, a própria palavra engenheiro vem do latim "genius" (gênio), ou seja, a mente criadora, construtora, ou como diziam na Alemanha Oriental, "bau auf, bau auf!"

Assim, após várias conversas sobre o clima e sobre o Brasil (a jovem viveu lá por um ano) nós concordamos em ver Bogoslovka. Eu falei a ela sobre a igreja de madeira no Parque Florestal do Nevá, sobre a qual poucos da própria São Petersburgo sabem! Sinceramente, para mim Bogoslovka é até mais interessante que o Palácio de Catarina e Peterhoff e a principal razão é que lá é tudo como na Rússia Medieval, e Peterhoff já foi construído como Versalhes, ou seja, de certo modo é uma cópia do estilo ocidental. Eu penso que se em Fortaleza ou mesmo em São Paulo ou no Rio eu mostrar Bogoslovka e Peterhoff qualquer homem médio irá associar à Rússia Bogoslovka, mas de todo jeito, eu conheço pessoas que vivem há 10, 20, 30 e até 40 anos em São Petersburgo e mesmo assim não sabem que esse lugar fica na cidade, o primeiro chute vai para Kiji, mas esse é o arquétipo da igreja de Kiji!

Conquanto a minha companheira dormiu muito, nós não fomos até Bogoslovka, mas combinamos de ir ver outras maravilhas de São Petersburgo, o Bairro Moscovita, o mais soviético da cidade, e adivinhem, até o Instituto de Robotecnia de Leningrado! Hurra! Existe outra pessoa no mundo capaz de ficar impressionada com esse prédio do construtivismo soviético? Sim senhores, essa pessoa existe, é a minha companheira da Suíça. Eu, sinceramente, não sou nenhum fã da arquitetura construtivista, mas sou brasileiro e a capital do Brasil, Brasília, foi inteiramente construída sob a influência do construtivismo, desenhada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer (ele, a propósito, um comunista convicto). Além disso, o construtivismo parece um estilo muito futurista, o que traduz o desejo dos sovietes de construir a "sociedade do futuro", em tempos em que na Rússia se fazia filmes de ficção científica. Mas mesmo na própria URSS o construtivismo não se tornou o principal estilo.

Já que sou brasileiro, o construtivismo arquitetônico é um velho conhecido, na foto o Museu de Oscar Niemeyer, em Curitiba

Quando Tina e eu fomos até o metrô Pionerskaya, após ver os metrôs Avtovo e Narvskaya, perguntamos a várias pessoas como chegar ao instituto, ninguém sabia a resposta certa, geralmente achavam que procurávamos o politécnico, mas procurávamos o robotécnico, ninguém sequer imaginava o formato do prédio, meu Deus, esse prédio é único, nesse lugar as pessoas imaginavam e criavam robores, elevada forma de tecnologia da humanidade no século XXI, como é possível não saber desse lugar? Essa é a Rússia que queremos no século XXI, uma Rússia que se move pra a frente e cria novas tecnologias, que desenvolve a ciência. Os soviéticos previram em 2017 na URSS haveria estações de controle do clima, mas estamos em 2017 e não há nem a estação nem a URSS, mas há a Rússia e pessoas nela!
A torre me deu ideias diferentes para fotos

Depois que sentamos no bonde e andamos muito, por acaso achamos duas mulheres que riam e tomavam cerveja, então perguntamos sobre o lugar, explicando que a jovem há tempos sonha em ver tal prédio, eu o vi pela primeira vez ao fazer esqui pela primeira vez no inverno. Então, todas as coordenadas foram exatas, mas o prédio estava muito mais bonito, pois era noite, nós nos sentamos por muito tempo e contemplamos a beleza dessa maravilha construída pelos soviéticos. O formato do prédio me deu ideias para fotos, então fizemos algumas, sentamos para conversar sobre o porquê desse estilo não se tornar popular, e de acordo com a arquiteta Tina a razão principal é que pessoas comuns não gostaram, é verdade que nem na URSS se tornou o principal, como depois notamos no Bairro Moscovita. No final das contas, tivemos a impressão de que na cidade em que muitos jovens sonham em viajar para a Espanha, a Tailândia, Índia ou à América, esses jovens sabem de muito pouco sobre a boniteza de sua própria cidade, para muitos, hóspedes e até locais, São Petersburgo é só a Avenida Nevsky e o rio Nevá! Às vezes isso é muito triste, pois esquecem de monumentos arquitetônicos como a Dacha de Mesmacher em Shuvalovo, construída no estilo pseudogótico.

Институт Роботехнологии Ленинградской Области в Санкт Петербурге

Nenhum comentário:

Postar um comentário