quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Particularidades do xadrez russo

"O xadrez é em sua forma um jogo, em seu conteúdo uma arte e em dificuldade uma ciência... O xadrez dá a mesma satisfação que um bom livro ou uma boa música" Tigran Petrosyan, enxadrista soviético

O xadrez é o esporte mais popular da Rússia, não é por acaso que entre os anos 50 até a década de 2000 a URSS e a Rússia perderam apenas 3 olimpíadas de xadrez. Desde criança, ainda na escola, as crianças têm contato com uma partida de xadrez. Nas Forças Armadas Russas o xadrez é especialmente desenvolvido, oficiais têm por obrigação saber jogar uma partida, visto que assim aprendem a arte da objetividade, a tomar decisões importantes com rapidez e a priorizar objetivos e peças. No presente momento, Yan Neponyahshiy (sobrenome que significa "dos Esquecidos"), um jovem da pequena cidade de Bryansk, é o número 1 do xadrez na Rússia. Por décadas, as referênciais mundiais de xadrez foram os soviéticos Karpov e Kasparov, no momento aposentados do esporte. Praticamente todos os presidentes russos, premieres soviéticos e tzares russos sabiam jogar xadrez. Neste ano, prisioneiros russos derrotaram prisioneiros britânicos em partidas online disputadas entre Rússia e Reino Unido. Mas o que torna o xadrez um esporte tão especial na Rússia?

O xadrez foi originalmente desenvolvido na Índia, ele advém da técnica militar de planejar uma ação fazendo figuras usadas pelo oficial na instrução de um ataque ou defesa. Suas figuras representam a cavalaria pesada e leve, os arqueiros ou artilharia, o comandante militar e o governante. Os antigos eslavos já conheciam o xadrez, algo provado por escavações arqueológicas, porém com outras regras. O xadrez russo, particularmente, adota uma denominação diferente do Ocidente, por exemplo, em vez de uma "rainha" os russos têm um "vizir"(Ferz, representado pela letra Ф), razão pela qual em tabuleiros temáticos não se percebe a presença feminina, resultado da influência indiana. Em vez de um "Bispo" (resultado da influência católica das Cruzadas), o xadrez russo possui um Elefante (Slon), representante da cavalaria pesada, ele também é popularmente conhecido como Oficial (ofitser, representado pela letra С). Embora alguns chamem a torre de "Turyet" (denominação derivada do latim), ela é oficialmente chamada em russo de "Ladyo" (Drakkar), a famosa embarcação usada pelos variegues da Noruega e da Rutênia (Rus). O rei é chamado de "Karol'" (lembra-se de um certo papa de nome "Karol" Woytylla?), representado pela letra К. Os peões são chamados de "Pyeshki" (literalmente, aqueles que andam a pé) e não considerados "figurki" em sentido estrito.

Com o objetivo de popularizar o esporte o xadrez é frequentemente jogado com tempo na Rússia, como aliás nos torneios da FIDE, a federação mundial do esporte, isso por que ele pode oferecer riscos à saúde se praticado de maneira indevida, pois assim como o futebol ou o boxe, o xadrez tem histórico de jogadores que morreram em partidas disputando um título importante, sendo um desses inclusive um médico.

Na Rússia há muitos manuais de xadrez, além de um grande número de blogs sobre o esporte, também é comum encontrar em lojas de suvenir xadrez temático, alguns, pela sua antiguidade e trabalho empregado, chegam a custar mais de 2 milhões de rublos, mas é fácil achar tabuleiros portáteis de bom tamanho por 15 reais, o que é difícil no Brasil.

O xadrez traz diversos benefícios para a saúde como o estímulo ao raciocínio lógico, o emprego de neurônios pouco usados em situações cotidianas e mesmo previne certas doenças crônicas.

Image may contain: table

Image may contain: 1 person, sitting, chess and table

Image may contain: 3 people, people smiling, people sitting

Image may contain: one or more people, people sitting and outdoor

Nenhum comentário:

Postar um comentário