Os desenhos soviéticos tem uma característica marcante, eles são conhecidos por praticamente todos na Rússia, desde os mais idosos, passando por adultos até chegar as crianças. Não se trata de desenhos "para promover a ideologia comunista soviética", são antes de tudo desenhos que promovem a ideologia da bondade. Conheça alguns deles:
- Umka
Umka é um filhote urso polar (poderia ser mais russo?) que vive isolado em sua geleira polar com sua mamãe. Ele sempre vai em busca de novos amigos, mas nem todos tem a coragem de ser amigo do rei das geleiras! Seu desenho é cheio de canções.
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cpM2Y43o7hU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
- Tcheburashka
Não se sabe ao certo qual a sua verdadeira identidade, sendo ela por vezes alvo de discussões, se é um homem, um macaco, um rato, um gato. O certo é que é um personagem simpático conhecido de praticamente todo russo, com voz de neném.
- Vinni Puh
Segundo algumas fontes, foi desse personagem que veio o ursinho Pooh, bastante conhecido.
- Nu, pogodi! (Ei, você vai ver!)
Seus principais protagonistas são a lebre e um lobo, que está sempre tentando devorar a lebre e passa por situações cômicas nessa tentativa. Uma vez que não consegue e se irrita, o lobo diz "Nu, pagadi!".
- Chipolino (Cebolinha)
Baseado na história infantil de um autor italiano, sobre uma sociedade em que as frutas formam a aristocracia e os legumes a classe operária. As frutas querem ser donas de todas as terras e lugares, e também querem ter o domínio sobre todos, mas Chipolino é corajoso e defende os direitos de seus companheiros legumes contra a opressão das frutas. O desenho conta com a trilha sonora do imortal compositor Aram Hatchaturyan, armênio.
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ytCYqP8CNyw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Nenhum comentário:
Postar um comentário