segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Minha avaliação de Serguiev Passad, patrimônio da UNESCO

Vale a pena visitar a pequena cidade de Serguiev Passad? Antes de responder a essa pergunta, devemos perguntar, o que é "Serguiev Passad"? Para muitos que lá convivem, é apenas uma "cidade dormitório" para quem trabalha em Moscou, mas para outros, e em especial para quem realmente deseja conhecer a Rússia ela é muito mais que isso.

Serguiev Passad é uma das cidades mais antigas da Rússia, sua fundação data de 1347, isto, é, do século XIV, ela cresceu no interior de um baluarte, povoada por clérigos ortodoxos e cidadãos comuns, após a recomendação do venerável monge russo Serguey Radonejskiy (em Porto Alegre, Brasil, há uma igreja em honra a este santo). Apesar de ter apenas 100 mil pessoas, a cidade possui uma rica história, especialmente para aqueles interessados em história, cultura e religião. Lá estão as relíquias de Serguey Radonejskiy. Mesmo sob intensa ventania gélida e o frio extremo de -23 graus, os russos fazem longas filas para visitar a pequena igreja onde estão as suas relíquias. Curioso perceber como a cidade é composta em sua esmagadora maioria por russos étnicos, o "russkiy" (já falamos que na Rússia há duas palavras para "russo").

A lavra de Serguiev Possad pode ser completamente vista em 1 hora, embora o descobridor da Rússia recomende duas. Se você gosta de quadros, no interior da lavra há uma lojinha onde podem ser compradas réplicas de importantíssimas obras de arte russas que estão no interior da Galeria Tretyakovskaya. Também lá estão miniaturas de monumentos dedicados a patriarcas e monges russos, com valor apenas artístico (já citamos que os ortodoxos não sacralizam imagens esculpidas, apenas pintadas), ícones e livros sobre religião, tudo vinculado ao contexto do mosteiro, que é patrimônio cultural da humanidade preservado pela UNESCO.
Serguiev Possad fica a apenas 70km de Moscou e pode ser facilmente alcançada através de uma "elektrichka", isto é, um trem elétrico. Nesses trens, em dias de semana, há uma grande oferta dos mais diversos tipos de utilitários, o que eu não vi de "manassés" no metrô e nos ônibus de Moscou eu vi numa viagem só até Serguiev Possad. Tudo eles vendem, aparelhos de autodefesa que dão choque, "quanto mais intenso, mais caro", segundo o seu vendedor, palmilhas térmicas (extremamente úteis no inverno, especialmente para quem não quer comprar botas caras), véus para mulheres, canetas, comida, jornais, gorros e por incrível que pareça, até facas Tramontina "Made in Brasil" aparecem lá.

Ir a Serguiev Passad ou não fica ao critério do leitor, some essa beleza natural da cidade ao clima hospitaleiro e acolhedor dos locais. Aqui apresentamos os melhores argumentos, melhores que qualquer texto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário