quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cuidado com os golpes na Rússia


Há alguns dias atrás me escrevia um certo senhor de nome GC (as identidades serão preservadas aqui), o indivíduo se descrevia como um chefe de cozinha brasileiro que mora nos Estados Unidos e se apresentava como homossexual.
Segundo o seu relato, um homem que se apresentava como VMD lhe pedia dinheiro para "fugir da Rússia para os Estados Unidos". A razão alegada era a de que "era um homossexual de São Petersburgo que sofria preconceitos e perseguição". O brasileiro GC nos pedia que verificasse a autenticidade do tal russo dito "perseguido".
Algumas ligações bastaram para constatar a falsidade da informação prestada. Uma busca feita na rede social russa VK retornou como resultados apenas uma criança e um neonazista, que tinha estampado em sua página o número "1488" (código para Sieg Heil e Heil Hitler).
Com a informação prestada, o brasileiro se livrou de um grande golpe que vinha sendo tramado. Esse não é o primeiro e nem será o último caso de tentativas de extorsão por parte de amantes virtuais, e aparentemente se trata de uma nova modalidade, após o já conhecido "golpe da noiva", onde uma jovem bonita se queixa de que "os homens russos são alcólatras" e por isso vão atrás do primeiro que está disposto a pagar-lhes uma viagem, então aplicando um golpe. Por vezes, a tal "garota" sequer existe, sendo um homem ou mesmo uma quadrilha que atua extorquindo com base em chantagens emocionais.

Por isso fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário