domingo, 25 de junho de 2017

Guia curtíssimo de São Petersburgo: o que ver em 3 dias

Visitar os palácios é uma ambição de muitos que vem à São Petersburgo, mas que conselho pode dar o autor do blog "Russificando" para quem vem passar poucos dias na cidade?

São Petersburgo é uma cidade extremamente diversificada com um grande número de atrações, desde os modernos estádios da copa como a Arena Zenit, passando pelo parque da Ilha de Santa Cruz, pelos palácios históricos do Centro e de Pushkino e pela grande igreja de madeira que se tornou arquétipo daquela em Kiji, a cidade oferece muita coisa para ver.

Hoje preparei um jantar para um amigo de Fortaleza, combinamos de nos encontrar no metrô quando este voltasse do Palácio de Catarina II, e qual foi o resultado? Após passar 3 horas em uma fila, ele se deu conta de que há um ingresso para passear nos jardins e outro para entrar no palácio em si. Ao visitar o palácio, não teve nenhuma grande surpresa. O que podemos dizer a esse respeito?

É certo que nós "plebeus" normalmente não temos a chance de visitar grandes palácios suntuosos, ao visitar São Petersburgo, uma cidade cheia de palácios suntuosos, nos deparamos com essa possibilidade, porém, ao visitar um certo número de palácios, os palácios acabam ficando cansativos, tanto quanto a repetição neste parágrafo da palavra "palácio". Deste modo, aconselhamos visitar o Hermitage e o Museu Russo, em especial o prédio mais conhecido que é o Castelo da Engenharia (Castelo de São Miguel), antiga sede do governo do tzar. Exceto quando se trata da exposição da obra de algum pintor famoso, por exemplo Ayvazovskiy, geralmente as filas não são tão grandes quanto no Palácio de Catarina em fins de semana ou mesmo em Peterhoff. Podemos até dizer mais, se o seu roteiro inclui apenas ou 4 dias em São Petersburgo (em nossa opinião muito pouco), fazemos uma afirmação radical, não vale a pena visitar tais palácios! Caso se trate de uma viagem de uma semana ou mesmo 5 dias completos, é outra história, mas para uma viagem curta, não. E por quê?

São Petersburgo tem um grande número de atrações únicas no centro e nos subúrbios, algumas inclusive gratuitas. Aqui fazemos uma lista do que vale a pena ver e o que você encontrará nesses locais, nos quais vale a pena gastar horas:

1- Hermitage: Priorizar o Palácio de Inverno (Hermitage) é a melhor coisa que um visitante pode fazer, pois assim ele evita o risco de pegar um dia em reformas. Lembremos que a cada primeira quinta-feira do mês a entrada é de graça!
O Hermitage é composto de vários prédios, todos palácios, entretanto, ao contrário do Palácio de Yekaterina ou Peterhoff, que praticamente se referem exclusivamente aos gostos de tais monarcas, no Hermitage podemos ver o trono de Pedro, o Grande, o trono do último tzar da Rússia Nikolay II, o sarcófago (sem o corpo) do príncipe da Grande Novgorod Alexander Nevsky, em 2008 eleito o maior nome da Rússia numa enquete televisiva, além de achados arqueológicos do século XX a.c., tesouros do Império Bizantino, do Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga, Rússia Medieval, Rússia dos Romanov, Rússia Soviética, Rússia contemporânea, África e mesmo obras de arte de grandes pintores capturadas da Alemanha nazista após a vitória comunista durante a IIGM. E tudo isso dentro de um, ou melhor, de vários palácios!
O tempo mínimo recomendado de visita ao Hermitage, contando apenas o prédio principal, é de 3 horas.

Image may contain: one or more people and outdoor


2- Museu Russo (Castelo de São Miguel): O museu russo foi uma criação do tzar Aleksandr III, ele foi uma resposta dos Romanov aos Tretyakov de Moscou, Tretyakov era um crente antigo, membro de uma seita de cismáticos que não aceita as mudanças introduzidas por Pedro, o Grande, na Igreja Ortodoxa Russa. A galeria de Tretyakov, um dos museus mais famosos de Moscou, reunia um grande acervo de pintores russos, enquanto o Hermitage reunia apenas obras de pintores estrangeiros. O tzar Alexander III reagiu criando o "Museu Russo" (em russo, o término é Russkiy Muziey, denotando o caráter referente aos russos étnicos). O museu tem várias filiais e possui dentro de si grandes exposições de arte russa referente a diversos períodos do país. O teto do museu, em especial do Castelo de São Miguel, torna fácil de entender a inspiração para a criação do design das estações de metrô.
Tempo mínimo recomendado: 2 horas



3- Museu Etnográfico Russo: Situado dentro de um palácio e bem no centro da cidade, numa rua paralela com a Avenida Nevsky, o museu etnográfico russo nos permite conhecer as vestes tradicionais de todos os povos da Rússia (mais de 150 nações diferentes), uma excelente representação das tradições milenares dos povos que há anos habitam o mesmo território.
Tempo mínimo recomendado: 2 horas




4- Parque florestal Nevsky/Sítio arquitetônico de Bogoslovka: Situado a 30min de ônibus da estação de metrô Lomonosovskaya, dedicada ao pai da ciência russa, é visitado por um grande número de estrangeiros em fins de semana, por ironia do destino, é desconhecido por um grande número de petersburguenses. A Igreja da Intercessão da Virgem Maria, assim como todo o complexo ao seu redor, é parte de um projeto arquitetônico etnográfico construído inteiramente em madeira. A igreja, a propósito, é toda feita em madeira, como aquela de Kiji, patrimônio da Unesco, na Karélia, mais ao norte. Ela na verdade, foi originalmente construída 7 anos antes da de Kiji, no século XVIII. A má notícia, é que a igreja do local na realidade é uma reconstrução da original, que pegou fogo nos anos 60, reconstruída com a ajuda da tecnologia moderna. A igreja não utiliza um único prego em sua composição. O valor da entrada é gratuito.

A maior vantagem desta igreja é que ela mantém a pintura tradicional ortodoxa russa. Igrejas como a Catedral de Santo Isaque (hoje misto de museu e capela ortodoxa) e a de Nossa Senhora de Kazan trazem ícones pintados do modo ocidental, aliás, a arquitetura das próprias igrejas nenhuma relação tem com a ortodoxia tradicional, sendo uma cópia da Basílica de São Pedro do Vaticano. Os Romanov, obcecados pelo Ocidente, por pouco não adotaram o catolicismo romano, então deram o seu jeito, criando igrejas baseadas em parâmetros ocidentais, tendência essa que seria revertida a partir do reinado do tzar Aleksandr III.

Tempo mínimo recomendado: 1 hora



5- Catedral do Sangue Derramado: essa igreja é bastante jovem em relação a outras de São Petersburgo, inaugurada no século XX, ela é a única catedral ortodoxa que apresenta a pintura dos ícones pelo lado externo da catedral.
A igreja, foi construída num período de rerrussificação da Rússia, os últimos Romanov sabiam que haviam se afastado demasiadamente da população, enfrentavam um grande número de protestos populares, então inauguraram o Museu Russo e construíram catedrais como a do Sangue Derramado, que se baseia na Catedral de São Basílio. Visitar o interior da Igreja é como ler uma Bíblia ilustrada, os seus principais momentos estão ilustrados em fantásticas pinturas. Não é boa ideia visitá-la em final de semana, pois as filas costumam ser imensas. Explorar todos os ângulos da catedral para fazer uma foto pode ser uma boa ideia. Ao lado dela há um mercado de suvenires muito famoso. Também está situada em frente a um dos prédios do Museu Russo.

Tempo mínimo recomendado: 1h30min





NOTA DO AUTOR: Além desses lugares há pontos históricos com mais de 200 anos em suas adjacências, situados a cerca de 15min a pé, estes são os jardins de Alexandrov, Campo de Marte e Jardim de Verão (até o século XIX todos eram apenas um, são mencionados na obra Crime e Castigo), os jardins da Nova Holanda, nos tempos de Pedro, o Grande, faziam parte de um grande porto que ia até o Almirantado, lá eram construídos os navios nos tempos do fundador da cidade, além de vários outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário