sábado, 3 de junho de 2017

Vantagens de se ter um guia na Rússia

 
Com o guia Vitaliy Lyezov (à extrema direita) e o professor doutor de história Yevgeniy no complexo VDNH

Há pessoas que se dedicam dia e noite para conhecer a história do que parece ser uma simples pedra no meio do caminho ou um prédio, ou mesmo uma árvore, essas pessoas leem bibliotecas inteiras para se informar melhor, eles são os guias turísticos.

Ser guia não é tão simples quanto pode parecer, não se trata de um mero "garoto das bananas", exige conhecimento profundo, preparação e, claro, é fruto de longo investimento em uma universidade (que na Rússia é paga), em livros e por vezes num curso de línguas ou estudo autodidata. Não se trata de meros "achados" com hipóteses da Wikipedia, mas sim de fatos concretos atestados por historiadores, geógrafos, testemunhas oculares ou mesmo histórias ouvidas na infância, que por mais que se tratem de lendas, são parte de uma determinada cultura.

As vantagens de um guia são várias e aqui apresentamos algumas:

1- Facilidade na chegada: Imagine que você acabou de chegar na Rússia, está no aeroporto, cheio de bagagem. Há algumas medidas a serem tomadas, você primeiro, precisa trocar o seu dinheiro. Por mais que você tenha consigo 10 mil reais, eles não valem nada na Rússia, são apenas notas de papel, por isso você precisa trocar o dinheiro. Dependendo do banco onde você troca, você evidentemente terá seu primeiro gasto com a conversão. O gasto poderá ser considerável se você troca num banco que está entre os maiores da Rússia. O guia saberá qual o melhor banco para fazer essa transação.

2- Tomando um táxi: Ao contrário das cidades brasileiras, os aeroportos ficam fora da cidade, o aeroporto de Sheremyetyevo, por exemplo, tem esse nome por que está situado numa antiga vila nos arredores de Moscou que recebe o nome de um famoso comandante militar russo, em geral, locais na Rússia terminados com "yevo" são vilarejos, isto é, nem chegaram ao status de cidade. Com toda essa distância, tomar um táxi pode sair caríssimo se você contrata os serviços não-oficiais, um brasileiro que conheci afirma ter pago 2000 rublos para sair da Estação Central "Moscovita", em São Petersburgo, para um hostel situado a 400 metros. Um brasileiro relatou ter pago 5000 rublos de uma corrida do aeroporto Sheremetyevo de Moscou até uma estação de metrô no norte da cidade. Uma equipe da BAND que ajudei na gravação de um programa teve seríssimos problemas para pedir um táxi, sempre que tentavam pedir, os taxistas ofereciam corridas por 1000 rublos (cerca de R$ 50,00) da Praça da Insurreição até a Praça do Palácio, situados a cerca de 2km um do outro, quando poderiam gastar apenas 35 rublos no metrô (cerca de R$ 1,50). Agora vamos fazer as contas, alguns guias oferecem suas diárias por 4000 rublos em época de alta estação. Em vez de pagar 5000 num táxi é melhor pagar 1000 ou um valor menor e ter uma pessoa que irá te guiar pela cidade.

3- Escolhendo o seu plano telefônico: No século XXI as pessoas se tornam cada vez mais dependentes de tecnologia, e é impossível falar em tecnologia de ponta sem falar em internet, através dela você poderá localizar diversos lugares e estabelecer diversos contatos, inclusive com a família que ficou no Brasil ou Portugal. Um guia poderá esclarecer qual o melhor plano para cada cidade ou como proceder com ele.

4- Familiaridade: Muitos guias têm excelentes conhecimentos de uma língua estrangeira, às vezes, podem receber pagamentos em moeda estrangeira, conquanto tem interesse em ir a um país estrangeiro. Ir a um lugar onde você não conhece ninguém ou conhece poucas pessoas pode ser um grande choque para alguns, o guia conhece as necessidades dos turistas, ele sabe que turista X talvez irá querer visitar Lenin no Mausoléu, que turista Y talvez irá querer ver uma vila viking, que turista N terá interesse em ver um parque botânico ou um determinado tipo de terra ou animal que só existe nesse país, que turista R tem interesse num sítio arqueológico ou numa cerca república do Cáucaso, ou ainda num evento de negócios ou numa culinária específica. O guia irá facilitar a chegada até esses lugares. Saberá talvez o dia em que tais lugares apresentam desconto, ou tem entrada de graça, ou ainda saberão em que dia ou horário a fila para entrar neste lugar vai estar maior ou menor.
Um guia também poderá conhecer profissionais que podem oferecer aquilo que o turista busca, um mercado de pulgas para comprar mais barato do que em lojas do centro ou artesãos e fotógrafos que talvez o turista gostaria de contratar, ou ainda a data de um grande evento que só acontece uma vez por ano ou na semana que passaria despercebido sem tal informação.

5- Independência: Muitos guias na Rússia são independentes, assim, a princípio seu objetivo não é mostrar algo específico que o governo quer mostrar, cada guia é diferente e tem uma visão de mundo diferente. Muitos guias deixam uma excelente impressão, muitos que recorrem aos seus serviços tornam-se assinantes de seus blogs.

Quem procurar?

O blog Russificando "categoricamente recomenda" (usando a expressão de um escritor petersburguense) o "Guia de Moscou" Vitaliy Lyezov. Além de guiar os turistas por Moscou, ele também promove excursões por trechos determinados da Rússia referente a diferentes períodos históricos, seja o de Lenin, Ivan, Horda de Ouro, Segunda Guerra, etc. Sua avaliação é muito alta no Trip Advisor, bem como o seu conhecimento acerca de cada lugar e da história de diversos períodos. Para quem quer muito mais do que ter fotos "legais" no Instagram, é a melhor opção dentre todos com quem já conversei.

Se você precisa de serviços em São Petersburgo, escreva para o nosso blog nos comentários ou através de nosso e-mail de contato. Temos uma grande lista de fotógrafos, maquiadoras, guias, ferreiros, joalheiros, serviços de táxi, hotéis, hosteis, dentre outros.

Nosso e-mail de contato é crtvbr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário