|
Às vezes por trás de uma linda garota pode estar um espertalhão |
É muito comum que homens solteiros venham à Rússia por diversos motivos, sendo um deles arranjar uma noiva ou esposa russa. Artigos sensacionalistas em jornais como a Gazeta Russa procuram de várias maneiras retratar a mulher russa como se todas elas estivessem "obcecadas" por arranjar um marido, apresentam estatísticas sobre o número de mulheres na Rússia, em quase 10 milhões superior ao de homens (situação que não é muito diferente em outros países), sem analisar entretanto o perfil dessas mulheres. Assim, homens desavisados e nefelibatas por alguns instantes acreditam que assim que desembarcarem no aeroporto irão ser agarrados por lindíssimas mulheres russas usando os seus lenços de Pavlopassadskiy e irão retornar com eles ao Brasil. Mas a realidade não é bem assim.
É fato que na Rússia, como em muitos países de grande contingente populacional, há um grande número de mulheres solteiras, um número que sem dúvidas é superior à população Suécia, afinal, na Rússia há 145 milhões. Porém, em muitos casos, essas mulheres solteiras são viúvas, noutros casos moram em vilas e cidades pequenas (e esses são os melhores lugares para arranjar uma esposa, como afirmam os próprios russos), quando se trata, entretanto, de grandes aglomerações urbanas como Moscou e São Petersburgo, a história é um pouco diferente!
Muitas pessoas na Rússia, seja pelos péssimos salários em cidades pequenas, seja pela monotonia, seja pela ausência de emprego, seja pelo desejo de conhecer a vida numa grande metrópole (enorme parte da população russa vive em pequenas cidades ou vilarejos de interior), se mudam para São Petersburgo ou Moscou. Algumas dessas pessoas, seja pela vida difícil de seus pais, que basicamente sobreviviam, seja por circunstâncias adversas, vêm à cidade grande com uma mentalidade extremamente capitalista, enxergando a tudo e a todos como uma máquina de extrair dinheiro. Muitas mulheres, confiadas em sua beleza e no poder de seus cosméticos e charme, utilizam meios pouco ortodoxos para "subir na vida". Um deles, claro, é arranjar um marido rico ocidental e ir embora com ele, talvez mesmo ficar com ele na Rússia, outro, entretanto, é usar-se de meios fraudulentos para obter dinheiro, incluindo aí o famoso "golpe da noiva".
O golpe da noiva mais conhecido de todos, sobre o qual há centenas de artigos sobre ele na internet, incluindo aí filmes, é aquele no qual uma moça faz um perfil numa rede social de namoro ou mesmo numa rede social como o Facebook, e assim finge apaixonar-se por um homem até pedir dinheiro a este para "fugir para o Brasil" (esses casos são ainda mais frequentes em países ricos da União Europeia ou Estados Unidos, alguém é capaz de saber o porquê?), uma vez o trouxa apaixonado envia dinheiro, logo esta desaparece! Afinal, pense bem, na Rússia há diversas formas de se conseguir dinheiro, inclusive tendo um relacionamento com um estrangeiro que more na Rússia, então, por que você acha que ela iria querer ir até você e ainda com o seu dinheiro? Muitas mulheres assim pedem dinheiro a vários homens para seus próprios fins, muitas inclusive têm namorado ou noivo, que será o seu comparsa para obter "presentinhos" de homens solteiros do Brasil. Certa vez, um aluno meu de russo no Brasil foi seduzido por uma moça de Kazan, após uma investigação detalhada percebi que se tratava de um perfil falso.
Segundo relatos na web, há casos ainda piores, como o relatado por um americano que até chegou a casar com a moça, porém, uma vez que essa lhe deu um filho e ela obteve a cidadania dos Estados Unidos, ela desapareceu e mudou-se do norte para o sul do país. Casos assim era muito comuns nos anos 90, a beleza russa, que é diferente da beleza ocidental, pareceu a muitos do oeste completamente exótica, e mesmo mulheres que na Rússia não chamam a atenção dos homens em especial viravam praticamente estrelas no Ocidente. Recentemente, um brasileiro escreveu ao autor desse texto pedindo que averiguasse o perfil de um russo que dizia trabalhar numa agência de turismo e fugir de "perseguições feitas aos homossexuais". O brasileiro preparava-se para enviar-lhe 2000 dólares para que ele deixasse a Rússia e conseguisse abrigo num país europeu (em muitos países europeus é concedido asilo a "homossexuais vítimas de perseguição" na Rússia). Uma rápida averiguação de nome e sobrenome me levou a um perfil de um neonazista, que possuía inclusive os números 1488 em seu perfil (14 88 na simbologia nazista significam "Sieg Heil" e "Heil Hitler").
Porém há outros métodos empregados com estrangeiros que vêm até a Rússia. É muito comum na Rússia que prostitutas busquem um "peixe grande", por isso fazendo "pontos" próximo de grandes hotéis, em São Petersburgo um deles é o Corinthians, e perto deles o autor do blog Russificando já se deparou com várias mulheres que não escondem o fato de estarem fazendo programas. Na Rússia, dificilmente uma garota de programa age só, em geral ela age junto com outra garota que provavelmente espiona para um cafetão que irá cobrar os seus lucros no final. Em geral, elas podem abordar ou dar algum sinal para um estrangeiro que lhes pareça rico. Assim, elas se insinuam de algum modo, geralmente as que trabalham dessa forma jamais dão o seu número telefônico, de acordo com uma garota que conheci no aplicativo de relacionamentos "Tinder", que trabalhava como administradora de um centro de "exibicionistas de webcam" (garotas que tiram a roupa pela webcam em troca de dinheiro, chegando a lucrar numa noite 3 a 9 mil rublos, enquanto seu "empregador" ganha pelo menos 30.000 por garota), muitas das garotas que trabalham no ramo são categoricamente proibidas de dar seu número telefônico e até de ter namorados durante certo período.
Na Avenida Nevsky, como se sabe, há diversas "casas de massagem", que ao escurecer distribuem panfletos sobre "serviços de massagem" e casas de strip tease. Como em muitos países da Europa, via de regra não há prostituição (entenda essa palavra como sexo pago) dentro desses clubes noturnos, as meninas costumam ser proibidas de se envolver em tal atividade, porém nada impede que o espectador negocie as coisas para "um outro lugar". Mulheres assim podem ser vistas em vários clubes noturnos, em São Petersburgo, especialmente em clubes da rua Dumskaya e outros do centro, quase sempre essas meninas usam roupas provocantes, permitem serem tocadas, outras entretanto não o permitem, exceto sob pagamento a um cafetão responsável (por vezes seu namorado). Entretanto, por mais que se trate de uma atividade que foge à moral, o leitor haverá de concordar que este é um serviço em parte "honesto", no qual o indivíduo paga e tem um retorno pelo que pagou, o que não é o objetivo desse artigo.
A fraude, que é o ponto central do artigo, é quando um homem, geralmente ingênuo ou bêbado, é seduzido por garotas, geralmente nunca agem só, e chantageado emocionalmente para ir a um determinado bar. O mais famoso deles, na Nevsky Prospekt de São Petersburgo se chama "Serviço Secreto" (escrito em língua inglesa). Em geral, são garotas em idade estudantil, muito bem preparadas por sinal para puxar uma boa conversa, que compelem homens ir especificamente para esse bar, situado próximo do hotel Corinthia. Essas moças, que até onde se sabe, não se envolvem com prostituição, são mais espertas. Geralmente, afirmando "estarem famintas" compelem o homem a pedir alguma bebida, uma vez que chega o menu elas sequer se dão ao trabalho de investigar as bebidas (como geralmente faria uma pessoa média), pedem logo uma das mais caras, um coquetel de pinacolada (custa em torno de 2000 rublos, algo perto de 100 reais). Uma vez que o homem pede a bebida, elas podem agir da seguinte forma, ou sair de fininho e deixar o homem para pagar a conta ou tratar de embebedá-lo até que este possa gastar até a sua cueca para pagar a dívida! A avaliação deste bar (que não deve ser o único em São Petersburgo) é extremamente negativa no Google, no qual muitos homens fazem o mesmo relato. O autor deste texto confirmou essa prática ao conhecer uma garota pelo Tinder, rede social de relacionamentos, e esta não foi a única a convidá-lo para este bar. Ele reparou na atitude das garotas e da garçonete, que pareciam estar combinadas entre si, e essas já faziam questão de que eu pagasse a conta. Outra coisa que chamou a atenção foi que mesmo falando de outros restaurantes elas queriam especificamente nesse (em geral, uma russa comum quer um restaurante de qualidade e com bons preços, seja você ou ela que irá pagar). Dei a entender que tinha pouco tempo e assim que neguei pagar uma bebida para as garotas (estranhamento, uma delas disse que tinha muita fome, porém sequer olhou o menu de comida), então elas depois se retiraram, assim como eu. Durante a saída, uma delas disse que conheceu outra numa "aula de pintura de quadros". Mas nem sempre a bebida é o meio que elas empregam, de acordo com as avaliações do Google e a conversa que tive com elas, elas podem pedir um narguilé ou o karaoke. Em geral, caso você as conheça pelo Tinder, elas irão insistir numa dessas duas opções exclusivamente nesse bar, para o qual, evidentemente, elas trabalham. Mais de um brasileiro passou por situações difíceis, um deles afirma que amanheceu apenas de cueca. O mesmo alerta é dado por guias turísticos locais.
Na realidade, o mais importante a ter em mente para evitar o "golpe da noiva" é o famoso ditado "quando a esmola é grande demais, até o santo desconfia", portanto desconfie. Não é impossível que uma garota na Rússia se interesse ou até mesmo elogie um homem, em mais de uma vez conheci garotas na Nevsky Prospekt que não só me convidaram e até me pagaram um café ou uma pizza, como se tornaram boas amigas, apesar de que ambas tinham um relacionamento. Muitas russas são curiosas, jamais conheceram alguém que morou além do espaço soviético e especialmente quando se trata de alguém que fala bem a língua, estas podem se interessar e querer saber como é a vida ou por que você aprendeu russo, porém, não vale a pena pagar para uma ou mais desconhecida que você acabou de conhecer há poucos minutos e insiste em levá-lo em apenas um lugar ou adota uma conduta que para o bom senso parece incomum. Uma boa dica para evitar golpistas é dar a entender que você tem amigos na Rússia, isso pode fazê-la pensar duas vezes antes de tentar pegar você.
Um outro golpe, que não pode ser esquecido, é o de garotas que oferecem serviços de "acompanhante" usando fotos de modelos desconhecidas pela maioria dos homens ocidentais. Um brasileiro que veio a um curso na Rússia comentou que certa vez viu uma linda garota que oferecia serviços sexuais, porém ao ir ao encontro dessa em absolutamente nada ela parecia com a linda garota que ele viu nas fotos. Importante lembrar que todos esses golpes acontecem no mundo inteiro, nos EUA, segundo foi noticiado na imprensa brasileira, por exemplo, um site de prostituição usava fotos da dançarina Carla Perez em seu "cardápio sexual". Em muitos fóruns masculinos, em regra em língua inglesa, há uma lista enorme de várias celebridades russas que tem suas fotos usadas por oportunistas (sejam homens ou mulheres) para fisgar muitas verdinhas. Muitas mulheres desonestas podem recorrer a diversos artifícios e truques, incluindo técnicas de hipnose (além de história, livros de psicologia são alguns dos mais consumidos na Rússia), para induzir um homem a consumir o máximo possível em um bar, sem necessariamente dar a este o que ele espera, ainda que espere apenas o seu número telefônico.
Esperamos que esse artigo ajude a aqueles que podem passear desavisados. Muito melhor do que gastar o dinheiro com inteiras desconhecidas que querem apenas consumir às suas custas pode ser pagar uma guia (ou guia) ou mesmo agradar a um amigo que irá mostrar a você a cidade e seus pontos e histórias inesquecíveis. Um bom lugar para conhecer garotas para um relacionamento é um encontro num clube de "festa africana", "festa latina" ou "festa internacional", é muito comum que universitários estrangeiros na Rússia frequentem esses ambientes para conhecer novas garotas e vice-versa, o importante é ficar atento na programação dos clubes. Sempre estará menos sujeito a cair nestes golpes um homem que guarda os valores da família tradicional, valores estes cultuados por muitas pessoas na Rússia.