segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O que Lula conseguiu para os brasileiros que moram no exterior?

Resultado de imagem para Lula preso
Para muitos brasileiros a prisão de Lula irá resolver os problemas mais importantes do Brasil

Na última semana a imprensa brasileira ficou repletas de matéria sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, choveram tags no Google sobre a prisão (ou não) do ex-presidente, porém o que isso significa para os brasileiros que moram fora do Brasil ou simplesmente viajam além de suas fronteiras?

Primeiramente, hoje um brasileiro pode viajar por praticamente todo o mundo, em alguns países até mesmo sem o seu passaporte externo. E não se trata apenas de viajar, mas também de ter uma boa reputação em países que estão muito além do Oceano Atlântico, os brasileiros são bem vindos em praticamente todo lugar. É evidente que isso não pode ser atribuído a apenas um presidente, muitos outros presidente de diferentes partidos fizeram muito pela diplomacia brasileira, porém nenhum conseguiu firmar tantos acordos diplomáticos como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff, o primeiro conseguiu firmar acordos de isenção de vistos com a Federação Russa e a Ucrânia, um feito incrível, equivalente ao de alguém que consegue ser bem vindo e gozar de boa reputação tanto na torcida palmeirense quanto na torcida corinthiana, Dilma firmou um acordo de isenção com a "Rússia Branca", ou seja, Belarus. Ambos os presidentes, entretanto, não conseguiram firmar acordos iguais com o Reino Unido e os Unidos, porém lembremos que isso presidente nenhum conseguiu fazer.

Para se ter uma ideia do que isso significa, falarei do caso de uma garota chamada Kristina, que o autor do Russificando conheceu, jovem que estudou em São Petersburgo, de origem lituana. Desconheço e mesmo ignoro se a mesma tem ou não vínculos étnicos com a Rússia, porém, a Rússia é adorada e amada por muitas pessoas da União Europeia que encontram aqui grandes amigos e por vezes mesmo o amor de suas vidas, desejando então viver uma vida normal por aqui, além de suas fronteiras políticas. Porém, é exatamente a política de seus países que impõe o monstro da burocracia em seus caminhos, impedindo que convivam perto dos seus queridos. Essa mesma burocracia não é tão intensa para brasileiros, graças aos acordos diplomáticos firmados pelo Itamaraty nos tempos de Lula e Dilma. Em países como a Austrália, Reino Unido, Alemanha e outros há programas que recebem universitários brasileiros, convênios com universidades firmadas pelo governo da República Federativa do Brasil. Vale perguntar ao leitor, será que alguém que conseguiu disso deve ser completamente ignorado e atacado como um bandido, ainda que sem provas, como constataram observadores da ONU, advogados oriundos do Reino Unido?

Penso que isso deveria preocupar as mentes no Brasil antes que seja alimentada qualquer histeria, que especialmente em meio às eleições presidenciais podem trazer consequência para a pátria brasileira e para o seu povo, dentro e fora do Brasil, não vale a pena trocar conquistas por falsos messias. Essa é uma reflexão que o Russificando sugere ao leitor fazer. No Brasil, sempre que alguém é acusado de alguma coisa, geralmente este alguém tende a fugir da justiça de alguma maneira, inclusive fugindo do Brasil, porém Lula até o presente momento ficou no Brasil, respondendo a tudo e a todos, será que esta é a conduta de um criminoso? São algumas perguntas que deixamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário