quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"Frio extremo" e "Frio", alguns sobrenomes notáveis na Rússia

Pavlik Marozov, quadro de Nikita Tcherbakov
Você sabia que na Rússia existe os sobrenomes Maroz (Frio extremo), Marozov (do Frio extremo), além de Holod (Frio) e Halodov (do Frio)?
Para comparação, em português não existe o sobrenome "Quente" ou "Quentura", a despeito do clima do Brasil!

O mais famoso Marozov foi o famoso pioneiro Pavel Marozov (os pioneiros eram a organização infantil dos comunistas). Filho de um fazendeiro, seu pai homiziava os culaques, fazendeiros ricos que praticavam o arrendamento de máquinas agrícolas cedidas pelo Estado soviético, para fazendeiros menores. Essa prática era considerada crime pelo Estado soviético, alguns culaques, no início dos anos 30, cometiam o assassinato de autoridades soviéticas e líderes da então recém criada cooperativa agrícola, o kol'hoz. 

Estimulado pela mãe, Marozov denunciou as atividades de seu pai às autoridades soviéticas, o que causou a fúria dos culaques locais que mataram a ele e o seu irmão em golpes de pauladas, enquanto estes colhiam frutas silvestres.Os assassinos de Morozov foram processados, julgados e condenados pelo poder soviético. Vários monumentos ao garoto pioneiro camponês foram erguidos pela União Soviética.

Image may contain: sky, cloud, ocean, water, outdoor and nature
Retrato do lago Ladoga às vésperas da aurora boreal. Foto: Maxim Oleynik

Nenhum comentário:

Postar um comentário