quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Matéria sobre brasileiros na Rússia no UOL

A reportagem da UOL (filmagens de Marcus Mesquita)

https://www.uol/copadomundo/especiais/brasileiros-na-russia.htm#brasileiros-na-russia


Acabei de ler uma reportagem em vídeo, feita de forma profissional sobre os brasileiros na Rússia. Em geral, eles gostam da vida na Rússia, um deles, futebolista, diz que se sente 50% russo e 50% brasileiro, suas filhas cresceram na Rússia, ele espera ver Brasil e Rússia na final da Copa do mundo, outro, capoeirista, diz que no começo foi difícil, houve situações de racismo, quando ele diz que as pessoas tinham medo de sentar-se ao lado dele no metrô, entretanto ele afirma que no Brasil é pior, pois no Brasil isso é mascarado, todavia, as garotas falam da situação mais difícil. 

Por alguma razão, os homens brasileiros tem relativa facilidade para achar uma namorada na Rússia, mas com as garotas é diferente, quase todas as brasileiras que conheci na Rússia têm namorados do Brasil. Um fenômeno parecido ocorre com garotas de outros países do Ocidente e a razão para isso pode estar na criação, muitas mulheres russas e de outros povos orientais são criadas com noções de feminilidade e para que se tornem esposas exemplares, elas gostam de agradar ao marido de diferentes formas. A águia da Federação Russa pode até ter duas cabeças, mas faz parte do mesmo corpo, mas aparentemente, os russos partilham a filosofia chinesa de que "dois tigres não podem conviver na mesma montanha". Minha ex-namorada gostava muito de trazer para mim canudinhos de leite condensado comprados ns mercados da Diksi, em meu aniversário, mesmo sendo ex, sempre me presenteia com soldadinhos de chumbo coloridos, que ela sabe que eu adoro. Concordo com os homens do Brasil que não é raro que algumas mulheres no Brasil se apresentem de forma histérica, tenho pessoas assim na família, e eu percebi há tempos que na Rússia não gostam de manifestações de histeria, inclusive alguns chegam a criticar desenhos como "Masha e o Urso" (Masha e Medved) e desenhos ocidentais como o Pica-Pau por estes apresentarem comportamentos histéricos, filmes russos feitos com base em clichês ocidentais também são criticados por trazerem "heróis histéricos tais como os do cinema americano". Um famoso documentário soviético espinafra os Beattles por estes terem desencadeado uma onda de histeria no Ocidente. Eu mesmo já fui assim, ainda que pouco, mas esse defeito do caráter eu passei a remover aos poucos na Rússia.

Todos os brasileiros, excluindo o capoeirista (que tem seu grupo social, isto é, a capoeira) e o futebolista expuseram a opinião de que os russos são fechados. Em minha opinião, isso não corresponde à verdade. Eu tive uma educação militar no Exército Brasileiro, poucos brasileiros têm essa chance, lembremos que o tamanho do EB é de cerca de 150 mil, em sua maioria absoluta formado por homens, é uma instituição na qual falam de disciplina, companheirismo, espírito de corpo (coletivismo), dentre outros valores da instituição que coincidem com aqueles que ensinavam nas escolas da URSS e até hoje ensinam em determinados círculos (clubes da juventude, clubes de airsoft, etc), quando saí do Exército Brasileiro como oficial, eu tive um grande choque, por que eu já estava entre os "paisanos" e vi novamente o espírito do individualismo, "cada um por si", "ninguém deve nada a ninguém". Apesar de que eu tinha apenas 22, se minha vida acabasse, isso aconteceria com satisfação, devido à sensação de dever cumprido. Foi tão difícil que meus cabelos começaram a cair, dando lugar a gorros, boinas e chapéus.

Eu penso que cada pessoa deve aprender as tradições e costumes russos, pois assim a Rússia se tornará bem mais interessante. É como trocar de jogo, se em um você aperta ASDW para o personagem se mexer, e no outro você aperta A e ele pula, você precisa se mexer nas setas.

Pessoalmente, as minhas primeiras impressões sobre a Rússia foram as melhores, quando eu voltei à Rússia temi que ela já não fosse tão interessante quanto da primeira vez, mas quando voltei fui recebido por um casal maravilho so de Moscou, que me ensinou a patinar no gelo, convidaram-me para um aniversário de seus amigos, nós cantamos no karaoke, fomos à dacha. Conheci uma maravilhosa e agradável garota que me convidou para festejar o gélido ano novo de Moscou com ela e seus amigos, e conheci uma amiga leal, que com o seu amigo (que Deus o guarda) me levou à sauna russa pela primeira vez.

Valorizo cada segundo que passo na Rússia, pois sei que para milhões de brasileiros isso é um sonho, poder andar nas ruas sem ter medo de ser ameaçado por bandidos armados com fuzis, sem temer se deparar com demônios capazes de apagar completamente e sem nenhum receio a chama da vida para se apossar de um celular ou um anel. Homens, mulheres, crianças, o pesadelo do crime desorganizado no Brasil não pouca ninguém para atos macabros de decapitação, estupros dentre outros crimes contra a humanidade aos quais são submetidos mais de 60.000 brasileiros, um número de vítimas superior ao de todos os atentados terroristas juntos na Europa. O brasileiro pode dormir sossegado sem temer que alguém invada a sua casa e roube você e a sua família, ele pode defender os valores tradicionais de família sem ser apresentado por extremistas histéricos como um "racista", dentre várias vantagens que a vida na Rússia propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário