domingo, 19 de agosto de 2018

O Pica-Pau e a lenda da fundação de Nijniy Novgorod

Resultado de imagem para Feiticeiro pica-pau
.
A cidade russa de Nijniy Novgorod foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2018. Vale destacar a riquíssima produção cultural da cidade durante este período, que fez de tudo para que os seus hóspedes tivessem como entretenimento não apenas a bola rolando em campo, mas também a história da cidade e de seus grandes escritores, em especial Maxim Gorkiy, cujo nome foi atribuído à cidade durante a Era Soviética.


Assim como Roma, Moscou e Constantinopla (hoje Istambul), a cidade de Nijniy Novgorod foi construída sobre colinas, nos famosos Montes do Pica-Pau (Dyatlovye gory). Esses montes levam esse nome por uma razão. 

Reza a lenda que há muitos atrás, havia um feiticeiro chamado Pica-Pau (Dyatel) que habitava esses montes. Em seu topo vivia um homem de muitos filhos e muitas esposas, um polígamo chamado Skvoryets, conta-se que ele era amigo do nefasto monstro mitológico conhecido como "Ladino Rouxinó", capaz de um assobio ensurdecedor que provocava um efeito sônico aos seus oponentes e objetos à sua frente, capaz de assustar e afastar mesmo um grande corcel, inimigo número um das caravanas comerciais que saíam ou se dirigiam a Kiev. 

Certa vez, preocupado com o seu futuro, Skvoryets dirigiu-se ao feiticeiro Pica-Pau, ele perguntou-lhe se aquelas terras seriam sempre dele e de seus filhos, ao que o feiticeiro Pica-Pau respondeu: "se eles permanecerem sempre unidos, se não houver dissensões entre eles, sim, porém, se eles entrarem em dissensão, eles perderão as suas terras". Assim, os filhos de Skvoryets, o povo mordóvio, envolveu-se em escaramuças e dissensões e conflitos entre si. Mas, assim como profetizado pelo feiticeiro Pica-pau, os mordóvios caíram ante um invasor que tomou para si aquelas terras e construiu em seu topo um imponente edifício, uma fortaleza conhecida como "kremlin". 


Agora, sobre as terras mordóvias reinava um novo povo conhecido como "russos", e sobre o monte eles fundavam uma nova cidade, em russo "noviy gorod", em sua forma reduzida, "novgorod", assim, surgia a Terra da Baixa Nova Cidade, que seria chamada de Nijniy Novgorod, após a Grande Novgorod, uma república próspera situada em terras ocidentais.

Hoje, Nijniy Novgorod é uma cidade belíssima caracterizada pela beleza do seu relevo e de sua hidrografia. Seu Kremlin é o único em toda a Rússia que imita o relevo natural do monte no qual está situado.

Imagem relacionada
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário