quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A lenda do Pica-Pau e da fundação de Nijniy Novgorod

Image may contain: sky, cloud, tree, grass, outdoor and nature
Montes do Pica-Pau (Dyatlovye gory) em Nijniy-Novgorod
Na cidade de Nijniy Novgorod (literalmente, Baixa Novgorod ou Pequena Novgorod), um dos locais mais visitados pelos viajantes é um belíssimo monte conhecido como "Monte do pica-pau", uma colina notável em plena cidade, conectada à própria história de sua fundação. Mas por que é chamado de "Montes do Pica-pau"? Lá habitava o famoso Pica-pau?
Conta uma lenda muito antiga que existe na milenar civilização russa que na Mordóvia havia um mordóvio chamado "Skvorets", por uma razão curiosa, quase todos os personagens de antigas lendas e contos de fada russo têm nomes de pássaro. Ele era polígamo, tinha 7 esposas e muitos filhos! Certa vez, percebendo que sua família estava crescendo demais, ele resolveu ir até o monte e procurar um homem conhecido como "Feiticeiro Pica-pau".
Ao conhecer o Pica-pau, Skvorets pediu-lhe que adivinhasse qual seria o futuro de sua família, se aquelas terras mordóvias pertenceriam para sempre aos seus filhos ou não. O feiticeiro Pica-pau então, disse-lhe que se os seus filhos permancessem unidos as terras teriam sempre deles, mas se entrassem em dissensões, eles perderiam aquelas terras para um novo conquistador.
E assim aconteceu, a família numerosa de Skvorets entrou em dissensões, em escaramuças, a divisão entre eles enfraqueceu-os, até que certo dia chegou um conquistador daquelas terras, um povo eslavo que tinha como a sua mais rica cidade a Grande Novgorod! Este povo era conhecido como "russo". Assim, os russos conquistaram a Mordóvia, fundando naquele lugar uma cidade que representasse o poderio da Grande Novgorod, fundando então um kremlin nos montes onde um dia morara o feiticeiro Pica-pau, surgia assim a Pequena Novgorod, isto é, Nijniy Novgorod, que assim como Moscou, Constantinopla e Roma é uma das grandes cidades do passado fundada sobre colinas.
Nos montes do Pica-pau (Dyatlovye gory) pode-se ver não apenas o belíssimo Kremlin de Novgorod, que segue o relevo natural da colina, como também restaurantes, museus, teatros e pontos de grande de grande importância cultural. O Kremlin de Nijniy Novgorod é um símbolo da cidade e é considerado um dos mais belos da Rússia. De lá pode-se ver também um grande projeto hidrográfico soviético conhecido como "A flecha" (Strelka), um cartão postal da cidade no qual encontram-se dois grandes rios.
Lembramos aos nossos leitores que nas florestas do norte da Rússia é muito comum ouvir o som da ação de um pica-pau.
Image may contain: sky, cloud, plant, outdoor, water and nature
Vista da flecha a partir do Kremlin de Nijniy Novgorod, nos Montes do Pica-Pau
No automatic alt text available.
Segundo a lenda, morava nos montes o "Feiticeiro Pica-Pau", que não é o que você pensou

Nenhum comentário:

Postar um comentário