quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Como é uma cidade praieira russa

Image may contain: pool and outdoor
Parque aquático em Anapa
Uma praia do nordeste do Brasil? Não, esta é a cidade russa sulista de Anapa, até o nome soa familiar (apesar do A não anasalar). Ao contrário do Brasil, na Rússia o sul está sempre associado ao calor.

Anapa é um resort sulista na Região de Krasnodar, na Rússia, seu clima é quente durante boa parte do ano, a região é sempre ensolarada e seu inverno é muito curto. Ao contrário da capital, Krasnodar, Anapa desfruta da brisa do Mar Negro, bem pertinho de Sochi, cidade da Copa do Mundo da FIFA de Futebol 2018. O que Anapa oferece ao visitante?

O brasileiro tradicional é litorâneo, afinal no Brasil grande parte da população vive perto do litoral, incluindo aqueles que moram há 3 horas no máximo de uma praia. Poucas cidades grandes do Brasil, com mais de 2 milhões de habitantes, encontram-se longe do litoral, sendo a capital Brasília uma exceção. Mesmo em cidades como São Paulo ou Curitiba o literoal está pertinho.

Mas na Rússia, ao contrário do Brasil, grande parte da população situa-se no interior geográfico do país, o russo médio é interiorano, habita megalópoles como Moscou, a quase 9 horas de um litoral, Ecaterimburgo, a dias de um litoral ensolarado, ou Krasnoyarskiy, a muitos quilômetros de um literoal. Dentre as grandes cidades, Sevastopol, São Petersburgo e Vladivostok são exceções, mas suas praias deixam a desejar. Há cidades como Arhangelsk e Murmansk, mas normalmente ninguém quer tomar banho no Oceano Glacial Ártico ou no Mar Branco, só no Mar Negro, quando se trata de águas, há muita discriminação na Rússia!

É no sul da Rússia que estão as praias quentes e ensolaradas do Mar Negro e do Mar de Azov, dentre as quais cidades como Anapa, Gelendjik, onde até comemora-se o carnaval, e Sochi, que cresce cada vez mais e lidera o desenvolvimento no sul da Rússia. À beleza da cidade somam-se as quase intermináveis colinas, onde inicia-se os montes da famosa cordilheira conhecida como "Cáucaso".

É em Anapa que pode ser visto árvores extremamente exóticas e raras no mundo botânico russo, as palmeiras!

Image may contain: ocean, sky, mountain, outdoor, nature and waterImage may contain: 1 person

Nenhum comentário:

Postar um comentário