quinta-feira, 3 de novembro de 2016

São Petersburgo e seus sobrenomes dostoyevskianos

São Petersburgo é a cidade com mais nomes estranhos que já vi na Rússia! Antes eu achava que sobrenomes exóticos era coisa de romances de Dostoyevskiy (o próprio sobrenome Dostoyevskiy por si só é exótico, pois na Rússia nunca vi outro Dostoyevskiy além do escritor, apesar de já ter visto vários Tolstoys, Pushkins, Tchehovs...). Quem leu Dostoyevskiy frequentemente se deparou com sobrenomes exóticos carregados de significado na história, por exemplo, o melhor amigo de Raskolnikov (o homem do cisma) se chamava Razumikin (o homem da razão). Um dos personagens dos Irmãos Karamazov é Smerdyakov (o homem da ralé), noutro romance temos Pseudonimov (o homem do pseudônimo).
Recentemente conheci uma garota cujo sobrenome é "Podnebesnaya", daí perguntei se era sobrenome ou apelido dela. Ela responde que não, dizendo que era seu real sobrenome e até propôs mostrar o passaporte. A amiga dela, impressionou-se pela mesma razão. Podnebesnaya quer dizer "Aquela que está sob o céu" (o masculino é Podnebesniy), e verdade se diga, a garota era muito linda!

Já vi Potseluyeva (do beijo), Vaguinov (da vagina), famoso escritor, Griboyedov (nome do famoso canal da cidade onde está a catedral do Sangue Derramado e de Nossa Senhora de Kazan, e também do famoso escritor), isto é, "Fungífago", ou "Aquele que come cogumelo", Fomina (lembra "fominha", que dizem ser típico de São Petersburgo), Chlenov (do "bilau") e outros que já nem lembro mais. Agora se sabe de onde Dostoyevskiy teve a inspiração para tão exóticos sobrenomes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário