segunda-feira, 5 de março de 2018

Como ver o fenômeno da aurora boreal na Rússia?

Nos últimos dias, devido ao frio extremo, a Rússia experimentou fenômenos celestes inconcebíveis em outras partes do planeta, um deles foi o fenômeno conhecido como "galo", ou "fenômeno dos múltiplos sóis", ou "arco-íris solar", que ocorre somente sob temperaturas próximas ou inferiores a -20 graus celsius, quando os raios de sol são refletidos nos cristais minúsculos de neve. Outro fenômeno foi o dos "pilares de luz", quando a luz da cidade é refletida nos cristais minúsculos, causando um efeito tão bonito quanto o da aurora boreal. Ao contrário da aurora, quase sempre os pilares de luz podem ser vistos de dentro da cidade. Entretanto, os meses de março e abril, devido ao tempo ao aberto e quase sem nuvens, reservam uma grande surpresa para aqueles que desejam conhecer o que existe de mais belo em nosso planeta, o fenômeno da aurora boreal!

Para ver a aurora boreal é necessário ter em mente que esse fenômeno é visto a partir de poucos pontos do nosso planeta, em geral a partir dos polos ou seus arredores. O melhor lugar para ver a aurora boreal é a Islândia, porém, sabe-se que muitos poucos brasileiros vão até lá. Na Rússia é possível combinar um passeio por uma cidade-museu como São Petersburgo e uma fantástica vista de um fenômeno da natureza, quando partículas expelidas do sol se deterioram no campo magnético do nosso planeta.

Listamos aqui alguns pontos nos quais foram registrados a presença da aurora boreal no território da Rússia:

- República de Komi

Com a sua capital em Siktvykar, a República de Komi leva esse nome devido ao povo fino-úgrico conhecido como "Komi", situada próxima da Sibéria. Embora os povos komi conheçam sua língua natal, em geral são integrados aos russos e geralmente se definem como tais. Sua pequena república, além de florestas e montanhas oferece excelente vista para o fenômeno espacial.

Vila de Diyur, República de Komi (Foto: Anufriyev S. V.)
- Região de Murmansk

Fundada como uma cidade militar, a cidade de Murmansk é muito jovem, em 2016 ela completou o seu centenário, mesmo assim a cidade mas reúne cerca de 300.000 habitantes. Durante quase 6 meses seus habitantes não veem a luz do sol, durante 4 meses eles veem constantemente essa luz, incluse durante a "noite", entre aspas, pois é noite apenas no relógio, sua noite branca é muito mais longa e clara do que a de São Petersburgo.
Muitos consideram Murmansk como o melhor lugar na parte ocidental da Rússia para ver a aurora boreal. Uma das razões para isso decorre da logística, pode-se chegar a Murmansk de trem, de carro ou de avião, e isso é ainda mais fácil saindo de São Petersburgo. Lá é possível ver o fenômeno polar dentro da própria cidade, porém as auroras mais bonitas são vistas a partir de fora da cidade, de vilas devido à pouca luminosidade, em toda a sua graça! O ponto conhecido como Hibina é um dos locais mais visitados para a observação do fenômeno, frequentemente os caçadores de aurora fazem fotos de si com a aurora ao fundo.

Se você acha que a Rússia se resume a Moscou e São Petersburgo, está na hora de considerar a possibilidade de ir ao extremo-norte da Rússia e do nosso planeta!

Em torno da cidade de Apatity, Região de Murmansk. Foto de Vitaliy Istomin.
Fonte artesiana congelada em Hibina, Região de Murmansk. Foto: Valentin Jiganov
Combo aurora boreal + pilares de luz na Região de Murmansk. Foto: Anatoliy Krotov
- República da Karelya

A República da Karelya era a décima sexta república soviética até os anos 50, quando foi incorporada à Rússia soviética. Com a formação da Federação Russa, a Karelya manteve o seu status de república integrante da Rússia, o que garante grande autonomia administrativa, como um estado nos moldes americanos. Os habitantes da Karelya frequentemente tem sobrenomes finlandeses terminados em "en" (Hakkinen, Hakkaraynen, Tuominen...), mas consideram-se russos. A beleza de seu território, situado ao norte da Região de Leningrado (onde está São Petersburgo) é exuberante, famosa pelos seus bosques, lagos e até fiordes. Seu hino diz "terra natal, você é querida, vou até um monte alto e uma canção sobre sua glória canto". Além de toda essa boniteza, a Karelya é um excelente lugar para ver a aurora boreal. Pouco povoada, muitas vilas e pontos próximos de lagos oferecem excelentes observatórios para o fenômeno celeste.

A República da Karelya é um lugar cheio de resorts e também de incríveis vistas noturnas, considere a possibilidade de desfrutar dessa linda vista ouvindo o hino da Karelya.

Aurora na fronteira da República da Karelya e da Região de Leningrado. Foto: Evanguelyana Sorvina (evangeliana photo)

Vila de Dilmoguba, República da Karelya. Foto: Angela Grichenkova
- Região de Leningrado

Embora a cidade de Leningrado tenha voltado a se chamar São Petersburgo em 1991, a região administrativa mantém o nome da época soviética, informalmente é chamada de "Lenoblasti". A despeito dos seus milhões de habitantes, geralmente é um grupo seleto de petersburguenses, quase como um clube, que sai de madrugada para caçar a aurora boreal. Em geral, a aurora pode ser vista da Região de Leningrado a partir da intensidade KP3, KP5 é o ideal, e KP6 a melhor intensidade, quando ela pode ser vista até mesmo de dentro da cidade de São Petersburgo, a despeito da luminosidade da cidade.

Mas ver a aurora boreal de São Petersburgo não é tão fácil quanto parece, ver a aurora de dentro da cidade é quase impossível, geralmente isso acontece não mais que 2 vezes por ano, geralmente é noticiado nos jornais. O ideal é ir para os arredores da cidade, para pontos como Sestroryetsk, margens e entornos do rio Ijora, Lebyajye, cidadela de Kronshtadt, ou para o lago Ladoga, do qual é possível não apenas ver um lindo lago congelado no mês de março, como também a aurora mesmo a partir da intensidade KP3.
Vista da aurora boreal de intensidade KP3 a partir do lago Ladoga, Região de Leningrado. Foto de Maksim Oleynik


- Como ver a aurora boreal?

Ver a aurora boreal da Rússia não é tão simples quanto parece. É preciso estar a par do ciclo de tempestades solares. É fato que quase diriamente há auroras em torno de Murmansk, devido ao fato da cidade estar bem ao norte, porém para poder visualizá-las é preciso contar com um tempo com o mínimo de nuvens possível. Recomenda-se não mais que 30% do céu coberto de nuvens, mais do que isso é quase impossível enxergá-las, o ideal é não mais que 10%, quanto menos nuvens melhor, as nuvens serão seu grande inimigo aqui!

Ver a aurora boreal é sempre possível a olho nu, recomenda-se nessas horas olhar o mínimo possível para objetos luminosos, não ouse ficar escrevendo para os amigos no Whatsapp nessa hora, pois quanto mais luminosidade seu globo ocular receber, mais difícil será ver, lembre-se que você perdeu uma noite de sono e saiu da cidade exatamente para fugir de poluição visual, evite também olhar para outros focos de luz tais como postes, etc. 

- Como fotografar a aurora boreal?

É muito fácil ver a aurora boreal, porém fazer fantásticas fotos como essas acima é uma história completamente diferente. Aparelhos "semi-profissionais" não captam a aurora boreal, é preciso ter as melhores câmeras profissionais para fazer uma boa foto, contar com alguém que tenha a propriedade de uma é uma boa ideia, na realidade, ir acompanhado é sempre uma ótima ideia, pois lembre-se que você está saindo de madrugada, uma companhia ajudará você a se manter bem acordado.

- Quando pode ser vista a aurora boreal?

O período de "Caça à aurora" inicia-se em setembro e vai até meados de abril, os melhores meses são os de setembro, outubro, fevereiro e março. Se você tem pouco tempo (e pouca disposição), o melhor a fazer é esperar pelas auroras boreais de intensidade KP-5 e KP-6. Na prática, você se transformará num astrônomo amador, a propósito, alguns centros de pesquisa no mundo pagam prêmios em dinheiro em concursos fotográficos da aurora boreal, como o Observatório Real de Greenwitch

Perder uma noite de sono para ver a aurora boreal não irá te afetar nenhum pouco, pois a beleza do fenômeno é em si um sonho de olhos bem abertos, se você tentar e não conseguir, não fique triste, a beleza do ambiente em si irá encantar, você pode sempre tentar outra vez!

Registro de tempestade na coroa solar
Previsão de aurora boreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário