segunda-feira, 19 de março de 2018

Os eleitores mais "incomuns" das eleições presidenciais da Rússia


Em todo o mundo, as eleições são celebradas de formas muito diferentes, cada uma com o seu próprio ritual, se no Brasil estamos acostumados a candidatos extremamente exóticos, na Rússia, onde o voto não é obrigatório, apareceu a tradição dos "eleitores exóticos". Foi feito um esforço incomum para levar os eleitores às urnas, havia até chá e trigo sarraceno de graça (o trigo sarraceno é o equivalente russo do feijão com arroz, além do alto valor nutricional é extremamente barato), além de bolinhos e salgados que podiam ser comprados nas seções eleitorais por quem estava na fila por preços abaixo dos valores de mercado. Quem estava indo votar podia se sentir um verdadeiro rei! 

Entretanto, alguns não queriam se sentir como reis, e sim como meros cidadãos felizes pelo seu direito de voto, aproveitando o momento para revela uma face desconhecida do bom humor russo, geralmente ignorado pela maioria daqueles que pouco conhece o país. Com eleitores "dragões", "paladinos", "banhistas" e até "casal em traje cerimonial", as eleições russas são um perfeito negócio para quem pretende alugar trajes festivos num país onde não é preciso esperar até o carnaval para ver os russos usando trajes, coberturas imagináveis e inimagináveis no cotidiano.

As eleições russas tiveram 8 diferentes candidatos, 7 deles de oposição!

- Recém-votado

Em Kazan, na República do Tatarstão, Federação Russa, um casal tártaro foi votar logo após firmar o ato de registro civil (ЗАГС-ZAGS)





- O cavaleiro da Adygueia

Foi notícia na RIA Novosti um djiguit (cavaleiro caucasiano) que foi votar em seus trajes típicos a cavalo. Em realidade o cavalo chamou atenção mais do que seus trajes típicos, mais comumente usados na região. A República da Adygueia é uma das unidades federativas da Rússia, seu povo é conhecido mundialmente por seus dotes de joalheria e pela forja do lendário facão tradicional russo, a "shashka", adotado pelos cossacos no século XIX.



- O francês que se tornou russo

O ator Gerard Depardieu, agora cidadão da Federação Russa, foi uma das estrelas que foi votar neste fim de semana.

Актер Жерар Депардье принимает участие в голосовании на выборах президента России на избирательном участке в посольстве России во Франции. 18 марта 2018

- Foguetes não tem medo de sanções

Na Rússia foi cunhada a frase "...não tem medo de sanções", geralmente referente a equipamentos militares que estão de prontidão para reagir a qualquer violação das fronteiras da Rússia. Um eleitor que trabalha no Palácio da Cultura em sua cidade, seguindo esse meme, foi votar trajado de foguete Sarmat, novo míssil balístico intercontinental russo testado com sucesso sob o governo Putin.



- Beleza russa de Sochi

Na cidade costeira de Sochi, no mar Negro, resort e sede das Olimpíadas de Inverno, uma eleitora compareceu em seu traje típico.



- O dragão da eleição!

Em Ryazan, um eleitor foi votar trajado de dragão! A expressão da mesária é impagável!

Человек в костюме Дракоши во время голосования в Рязани. 18 марта 2018

- Deus vult! (Deus o quer)

Em São Petersburgo, considerada a capital da reencenação histórica das ex-repúblicas soviéticas, eleitores foram votar trajados como "vityazy"(bogatyrya), os cavaleiros lendários dos contos russos medievais. Sua armadura é mesma utilizada pelos cavaleiros russos e variegues do século XII.



Resultado de imagem para Богатыри на выборах

- Os irmãos cara-de-metal

Em Lipetsk, no centro-sul da Rússia, dois irmãos foram votar usando elmo medieval e cota de malha, é muita cara de metal!

Resultado de imagem para Богатыри на выборах

- Até o reino animal tem título eleitoral!

Como imaginar uma Rússia sem imaginar um urso? Até o antigo nome do país em português, URSS lembra URSO! No vídeo registrado no Youtube, uma vovó mesária fala para ele não quebrar a seção. O urso deve ter ficado frustrado por não estar na lista presidencial o nome de Medvedev (Medvedev, sobrenome do premier russo, significa "dos Ursos").

Image may contain: indoor


- Cossaco do Don

Em Rostov no Don, cidade famosa pelos famosos cossacos do Don, um cossaco foi votar a cavalo em toda a elegância da famosa tropa que defende as fronteiras e as tradições da Rússia.

Image may contain: 3 people, horse and outdoor


- Clube da morsa, os melhores amigos de Marcos Pasquim

Muita gente no Brasil acompanhou o trabalho do ator global Marcos Pasquim, popularmente conhecido como "o sem camisa", por atuar quase sempre assim, inclusive em papeis de maior seriedade como o de imperador do Brasil.

Marcos Pasquim jamais imaginaria que na Rússia muita gente iria votar assim, eles são os quase folclóricos integrantes do "Clube da Morsa" (Morjy), russos que praticam natação no lago congelado durante o inverno. Em São Petersburgo eles são sempre vistos na Fortaleza de Pedro e Paulo. Eles não apenas tomam banho, como também se bronzeiam sob a neve e temperaturas negativas se estiver fazendo sol!

Imagem relacionada

Image may contain: 3 people, people smiling

- Gipsy, Tink Wink, Lala, Pow!

Em Novossibirsk até Teletubbie foi votar! Agente britânico após a crise anglorrussa?! Esqueceram de chamar o deputado Milonov!



Imagem relacionada

- Tá na hora de parar o serviço militar, é hora de votar!

Muita gente que serviu deve se lembrar de uma propaganda do Exército Brasileiro na qual três jovens jogam futebol e um deles diz "tá na hora de parar o futebol, é hora de se alistar no serviço militar". Na Rússia todos os militares são autorizados a votar. A votação na Rússia se deu a bordo de embarcações, inclusive submarinos, milhares de marinheiros russos votaram a bordo!

Resultado de imagem para Красноармейцы на выборах

Resultado de imagem para Выборы на борту

- As forças armadas da Rússia existiram, existem e sempre existirão!

Uma canção militar russa diz que "as Forças Armadas da Rússia existiram, existem e sempre existirão". Um eleitor tomou a canção ao pé da letra na hora da eleição indo votar trajado como um "strelets" (literalmente, atirador), tropa do exército do tzar Ivan, o Severo, inspirada nos janissários turcos.

Resultado de imagem para стрельцы на выборы

- Os artesãos da Yakútia

Sim, isso mesmo! Você já deve ter ouvido falar na infância dos famosos iogurtes Yakult, pois saiba que existe na Rússia a República da Yakútia (Saha), onde vive o famoso povo xamânico conhecido como iacultes. Um coletivo de artesãos foi votar em trajes típicos em sua república, parte da Federação Russa.

Resultado de imagem para костюмы на выборы

- Papagaio do candidato

A Rússia sempre foi conhecida por várias coisas, uma delas é o seu circo. Em Ijevsk, onde nasceu o fuzil Kalashnikov AK-47 um artista de circo foi votar fantasiado de papagaio. Os artistas do Circo de Nikulin não ficaram para trás!

Resultado de imagem para костюмы на выборы

Resultado de imagem para костюмы на выборы

- Você sabia que Stark tem cidadania russa?

Sim, isso mesmo, em Osmk, Sibéria, o Homem-de-Ferro foi votar nas eleições do domingo!

Resultado de imagem para костюмы на выборы

- Vota o Papai Noel!

Se nas eleições brasileiras sempre há pelo menos dois Papais Noels candidatos em cada estado, nas eleições russas ele vai votar!

Resultado de imagem para костюмы на выборы

- Em outros países

É importante lembrar que a Rússia não é o primeiro país no qual os eleitores votam em trajes exóticos, na Bélgica, membro da União Europeia, os eleitores não são menos criativos do que os russos!

Resultado de imagem para костюмы на выборы










E VOCÊ, COMO IRÁ VOTAR NAS ELEIÇÕES DE 2018?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário