quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Complexo Memorial de Piskaryovskoye

O Complexo Memorial de Piskaryovskoye (ou simplesmente Cemitério Piskaryovskoye) é o maior cemitério do mundo em número de vítimas sepultadas. A maioria de seus integrantes são as vítimas do Bloqueio de Leningrado. Deve ser lembrado que pelo menos 300 mil vítimas foram queimadas por razões sanitárias no crematório onde hoje fica o Parque da Vitória em São Petersburgo.
O cemitério foi visitado neste último sábado (26) por mais de 100 mil pessoas, dentre as quais o autor do Russificando e o presidente Vladimir Putin.
No cemitério de Piskaryovskaya estão as palavras de Olga Bergolts, a mais famosa poetiza do Bloqueio, que mesmo sofrendo de fome e frio manteve acesa a chama da vida dos leningradenses com poesias transmitidas durante as noites geladas e escuras pelo rádio, enchendo-os de esperaça. No cemitério suas palavrãos são:
Здесь лежат ленинградцы.
Aqui jazem os leningradenses.
Здесь горожане — мужчины, женщины, дети.
Aqui os citadinos são homens, mulheres, crianças.
Рядом с ними солдаты-красноармейцы.
Ao lado deles estão soldados-vermelhos.
Всею жизнью своею
Com toda a sua vida
Они защищали тебя, Ленинград,
Eles defenderam você, Leningrado,
Колыбель революции.
Berço da revolução.
Их имён благородных мы здесь перечислить не сможем,
Seus nobres nomes não podemos citar aqui,
Так их много под вечной охраной гранита.
Uma vez que são tantos sob a proteção eterna do granito.
Но знай, внимающий этим камням:
Mas saiba, você que olha para essas rochas:
Никто не забыт и ничто не забыто.
Ninguém e nada será esquecido.

O corcel (Конь)

O CORCEL 

Saio à noite ao campo no corcel, 
A noite mostra-nos o escuro céu 
Vamos de corcel pelo campo verde, 
Vamos de corcel pelo campo verde, 

À noite reluzem as estrelas 
Mas no campo não há pessoas nem velas 
Só vamos de corcel pelo campo verde 
Só vamos de corcel pelo campo verde 

Estou montando um cavalo 
Leve-me pela campina 
Pelo meu campo infinito, 
Pelo meu campo infinito. 

Deixe uma só vez eu ver 
Nesse campo o amanhecer, 
Meu Deus que alvorada escarlate 
Acho que é lá que o sol bate . 

Esse campo meu é uma fonte, 
Luz de uma aldeia distante, 
Centeio dourado, linho rebuscado. 
Eu te amo Rússia, país amado. 

Ano de farturas 
Passarão as provas duras 
Cante, centeio dourado, cante, linho rebuscado 
Cante sobre estar apaixonado pela Rússia 
Cante, centeio dourado, cante, linho rebuscado 
Nós vamos à cavalo por esse campo dourado.

Não anoiteceu


Algumas canções da Rússia são conhecidas por praticamente todos os russos, elas marcam pela sua melodia, geralmente triste, e pelo seu significado. Algumas são canções novas, mas marcantes pela sua poesia.
Uma das mais famosas é da cantora russa Pelagueia, chama-se "Ainda não anoiteceu", também conhecida por "O sonho de Stenka Razin", ela nos fala sobre o destino de um cossaco insurreto, cujo papel até hoje é alvo de discussões, se foi um bandido comum ou um justiceiro social. Stepan (Stenka) Razin foi levado a Moscou amarrado por correntes e decapitado "a Moscou que você tanto queria ver", segundo a ópera soviética "A pena de Stenka Razin". Alguns interpretam Stenka Razin como a revolta contra o poder das elites opulentas da Rússia, outros interpretam-no como um insurreto que fundou um Estado dentro do Estado (República de Astrahan), ou um rebelde que ameaça a integridade do Estado.
Essa canção quase sempre é cantada em acampamentos de verão, inverno, reuniões de amigos ou também na degustação de vodka.

NÃO ANOITECEU
Não anoiteceu, não anoiteceu
O meu sono não durou,
O meu sono não durou,
Mesmo assim ele marcou…
Nesse sonho que eu sonhava,
Eu estava num corcel negro
Que empinava-se e dançava,
Agitava-se bem xucro.
Só que sopraram ventos hostis
Bem da direção oriental.
Carregaram o gorro negro
Da minha indócil cabeça.
E o cossaco pôde adivinhar
Ele pôde meu sonho desvendar.
“Ela cairá – disse ele,
Sua indócil cabeça”.

Tradução: Cristiano Alves

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

As joias do Báltico: São Petersburgo e Vyborg

SÃO PETERSBURGO E VYBORG

Resultado de imagem para Выборг

Resultado de imagem para Санкт петербург панорама зимой

Se você está procurando um país para passar férias maravilhosas e cheias de impressões, a Rússia, situada no Leste da Europa e norte do nosso planeta, é a sua escolha certa. Você irá ficar surpreso com a sua natureza exótica, vistas espectaculares do mar em cidades como São Petersburgo, com sua rica história e cultura fina. Muitas cidades foram construídas em tempos muito antigos, de modo que cada uma delas tem um traço de passado glorioso. Tradições e artesanatos tradicionais, antigas ruínas da segunda guerra, esplêndida arquitetura diversificada, inclusive em madeira e férias coloridas na Rússia surpreenderão até mesmo os viajantes mais experientes. Um dos lugares que você precisa visitar na viagem ao redor do país é o suntuosa cidade de São Petersburgo e se gostar de história e castelos, de Vyborg.

UM LUGAR ONDE A HISTÓRIA AINDA VIVE

Situada ao norte da Rússia, São Petersburgo foi construída como a saída da civilização russa, nos tempos de Pedro, o Grande, para o mar. Grandes palácios extremamente suntuosos e ornamentados foram construídos nos tempos da monarquia para compensar a falta de sol. Mas o mais notório palácio encontra-se bem no centro da cidade, o suntuoso museu de história mundial conhecido como Hermitage, um palácio grande e impressionante decorado com murais coloridos, pinturas cor de ouro, grandes salas para bailes e exposições. É um prédio muito ornamentado!

No centro de São Petersburgo, cidade construída de forma planejada, encontram-se prédios imponentes como a Catedral de Santo Isaque, a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, o Museu de Claude Fabergé, o Hermitage, o Museu Russo, o Castelo de São Miguel, dentre outros lugares que encontraram no século XIX o seu apogeu, sem falar claro, da mágica Catedral do Sangue Derramado, finalizada no século XX. No interior desta temos praticamente todo o Novo Testamento expresso por meio de mosaicos dentro e fora da catedral, o que a torna única! Talvez você já tenha visto muitas catedrais imponentes, mas é em São Petersburgo que você verá diferentes estilos, mesclando Oriente e Ocidente numa cidade só, e ao contrário de megalópoles como Moscou você verá tudo isso praticamente num só local, o centro da cidade!

LOCAIS A VISITAR EM SÃO PETERSBURGO NO PALÁCIO DE INVERNO


• Escadaria cerimonial (Парадная лестница)


A mais famosa e suntuosa escadaria do Museu Estatal do Hermitage, é quase impossível passar por ela sem querer fazer uma foto nesta escadaria tão suntuosa que já foi retratada em diversos filmes e seriados feitos na Rússia pelo cinema russo e Holywood. É um lugar impressionante que marca pela sua suntuosidade. Pode-se ver ainda pilares inclusos na sala depois do grande incêndio que houve no museu durante o século XIX.

• O trono do último tzar da Rússia


Neste local, já retratado em obras de arte de grandes pintores russos, filmes e retratos, encontra-se o suntuoso trono de Nikolay II, o último tzar da Rússia, um Romanov deposto durante sua visita à frente de batalha pela Revolução de Fevereiro, de teor liberal-republicano. Não longe dela encontra-se a igreja frequentada pela família imperial com a sua carta de abdicação em favor de seu irmão Mihail, que não recebeu o trono e nem poderia pela legislação vigente. Era o fim da monarquia na Rússia, começava ali o governo provisório.

• A Sala de Malaquita

Para uns essa é a mais bela sala do Palácio de Inverno, lá estão por toda parte móveis, pilares e outros atributes ornamentados com malaquita, belíssimo mineral de cor esverdeada, o seu contraste com o outro da porta e do teto dá um aspecto impressionante a esta sala. Logo após a sala encontra-se a "Sala das nações", onde estão na parede suntuosos tapetes que representam os continentes Ásia, Europa, América e África, a sala em si não apresenta nada impressionante, a princípio, não fosse o fato de que nela está uma placa memorial que registra que exatamente nesta sala, quando o Palácio de Inverno exercia para o Governo Provisório republicano o mesmo papel que o Kremlin de Moscou hoje, na noite de 7 de novembro de 1917 os soldados bolcheviques da Guarda Vermelha prenderam todos os ministros do governo provisório (seu líder, Alexander Kerenskiy, conseguiu fugir).

• A Sala do Egito Antigo


Se você gosta de história antiga, nesta sala estão vários dos mais caros artefatos do Hermitage, lá pode-se ver uma múmia com mais de 5000 anos!!! Além disso, na sala estão presentes sarcófagos e artefatos que representam os deuses do Egito Antigo. Não longe dali estão salas com artefatos da Roma e da Grécia Antiga.

• A Sala das Armas



Se sua infância, adolescência ou mesmo idade adulta foram marcadas pelos Cavaleiros do Zodíaco ou mesmo por videojogos de RPG, essa sala foi feita pra você! Nela você poderá ver armaduras reais marcadas por sua extrema suntuosidade e, claro, pela sua proteção. As armaduras de placas exibidas na sala eram o que havia de mais avançado em termos de proteção do corpo humano durante o final da Idade Média e Idade Moderna. É verdade que todas elas são cerimoniais, geralmente utilizadas por príncipes e monarcas, porém esses trabalhos, feitos na Itália e na Alemanha pela famosa Escola de Nuremberg, irão surpreender você. Elas são muito mais do que meras latas, são verdadeiros trabalhos de arte!

• As Galerias de Arte Holandesa

A Holanda é um país impressionante, apesar de sua pequena população e pequeno território, marcado pela falta de espaço, no pequeno país ocidental nasceram grandes personalidades artísticas, pintores que marcaram a história da arte com impressionantes trabalhos, muitos desses trabalhos estão na galeria holandesa do Palácio de Inverno. Seu estilo particular é inconfundível, não longe dali está a galeria italiana, com obras de arte renomadas de Leonardo da Vinci como duas Madonnas, é preciso dizer mais?

• A Sala Bizantina

A sala bizantina é recomendada para todos que se interessam pela história da Turquia, do finado Império Bizantino e da própria Rússia. Ocorre que a civilização russa possui grande influência do grande Império Romano do Oriente, sediado em Constantinopla, foi de lá que veio o Cristianismo Ortodoxo predominante na Rússia e mais do que isso, concepções de mundo e de arte que até os nossos dias marcam a beleza de palácios, museus, estações de metrô, organização do Estado e da Igreja, etc.

Nesta sala é proibido tirar fotos!


VYBORG

Resultado de imagem para Выборг


Vyborg é a segunda maior cidade da Região de Leningrado, divisão administrativa da Rússia na qual estão São Petersburgo e, claro, Vyborg. Viajar para Vyborg é relaxante e agradável, na viagem, se feita em época quente, você verá florestas pirotescas pela rodovia ou ferrovia, você verá os pinhos e outras árvores que o norte do planeta reservou e os russos preservaram. Há quem diga que ela é uma "versão em miniatura de São Petersburgo".

Vyborg é uma cidade centenária, mais antiga que São Petersburgo, ela foi fundada pelo sueco Torkel Knutsson no século XIII, sendo mais antiga que a jovem São Petersburgo. Ela já integrou três Estados de culturas totalmente diferentes, a sueca, a russa, a finlandesa e a soviética. Ocorre que Vyborg (nome que vem da palavra "borg", isto é, burgo), antes de São Petersburgo existir e o Império Russo extender-se ao Mar Báltico, era um importante porto do finado Império Sueco. Uma vez vencido pelo Império Russo na Guerra do Norte, Vyborg foi conquistada pelos russos. Quando formou-se o Grão-Ducado da Finlândia e São Petersburgo foi fundada, então Viipuri, como os finlandeses chamavam-na, era parte da administração finlandesa. Com as Revoluções de Fevereiro e Outubro em São Petersburgo, a Finlândia anunciou a sua independência, lá a revolução vermelha fracassou. Nos anos 30, quando o premier Iossif Stalin ofereceu em troca de Vyborg grandes trechos de terra da URSS em troca do porto de Viipuri, a Finlândia rejeitou o pedido, tendo início a Guerra de Inverno, na qual a União Soviética conquistou a Karélia e a cidade portuária de Viipuri, renomeando-a para Vyborg, até hoje em posse da Rússia. Hoje a Finlândia tem pretensões territoriais sobre a cidade, nas quais convivem harmonicamente pessoas cujas veias estão preenchidas de sangue russo, finlandês e sueco, todas unidas por algo especial, o amor pela Rússia.


- LOCAIS PARA VISITAR EM VYBORG


• Castelo de Vyborg

Imagem relacionada

Você já deve ter reparado que a Rússia não é um país de "castelos", isto é, fortalezas de pedra e alvenaria construídos ainda nos tempos da Idade Média como proteção da população que vivia no campo, em torno dos quais existiam os burgos. Em vez disso, os russos optaram pela construção de fortes de madeira construídas como Kremlin, nos quais ficavam a sede administrativa, religiosa e outros prédios de importância maior. Ao longo do tempo os kremlins ganharam muralhas de alvenaria, mas em Vyborg, como na jovem cidade de São Petersburgo, não há kremlins, em vez disso há um antigo castelo, museu estatal da Rússia. 

O castelo de Vyborg é uma fortaleza medieval construída pelos suecos no século XIII, isto é, há cerca de 800 anos! Nele podemos ver artefatos da Idade Média e também da Idade Moderna, precisamente da Segunda Guerra Mundial. A cidade, que foi conquistada pela União Soviética em 1940, foi reconquistada pela Finlândia, aliada da Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra. Em 1944, o Exército Vermelho retomou a cidade.

No castelo há uma torre dedicada a um santo católico, a Torre de Santo Olavo. Neste castelo todo ano são promovidos grandes festivais de Reencenação Histórica Medieval, lá reencenadores do mundo inteiro combatem em armaduras de placas e de malha em grupo e individualmente. As batalhas são regulamentadas por árbitros e requerem coragem, determinação e muito treino!
Resultado de imagem para Реконструкция в Выборге
Reencenação em Vyborg (foto: Klub-masterovoy.by)
Gostou? Se você deseja reservar um hotel nessas cidades ou organizar passeios e excursões inesquecíveis, entre em contato conosco pelo correio eletrônico: CRTVBR@GMAIL.COM

É verdade que a Rússia não comemora o Natal?


Campeonato de poesias de São Petersburgo