quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Não anoiteceu


Algumas canções da Rússia são conhecidas por praticamente todos os russos, elas marcam pela sua melodia, geralmente triste, e pelo seu significado. Algumas são canções novas, mas marcantes pela sua poesia.
Uma das mais famosas é da cantora russa Pelagueia, chama-se "Ainda não anoiteceu", também conhecida por "O sonho de Stenka Razin", ela nos fala sobre o destino de um cossaco insurreto, cujo papel até hoje é alvo de discussões, se foi um bandido comum ou um justiceiro social. Stepan (Stenka) Razin foi levado a Moscou amarrado por correntes e decapitado "a Moscou que você tanto queria ver", segundo a ópera soviética "A pena de Stenka Razin". Alguns interpretam Stenka Razin como a revolta contra o poder das elites opulentas da Rússia, outros interpretam-no como um insurreto que fundou um Estado dentro do Estado (República de Astrahan), ou um rebelde que ameaça a integridade do Estado.
Essa canção quase sempre é cantada em acampamentos de verão, inverno, reuniões de amigos ou também na degustação de vodka.

NÃO ANOITECEU
Não anoiteceu, não anoiteceu
O meu sono não durou,
O meu sono não durou,
Mesmo assim ele marcou…
Nesse sonho que eu sonhava,
Eu estava num corcel negro
Que empinava-se e dançava,
Agitava-se bem xucro.
Só que sopraram ventos hostis
Bem da direção oriental.
Carregaram o gorro negro
Da minha indócil cabeça.
E o cossaco pôde adivinhar
Ele pôde meu sonho desvendar.
“Ela cairá – disse ele,
Sua indócil cabeça”.

Tradução: Cristiano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário