sexta-feira, 25 de março de 2016

Rostov sobre o Don, uma cidade que você vai querer conhecer

Rostov sobe o Don possui uma arquitetura totalmente diferente do que estamos acostumados a ver em Moscou, São Petersburgo e outras cidades russas. Essas fotos nos dão um exemplo disso.
O trem Moscou-Rostov leva aproximadamente 24 horas e é possível conseguir passagens de 1200 rublos (cerca de R$ 64,00) em dias normais, comprando platzcart na lateral superior (um pouco desagradável para quem tem mais idade).

Antiga sede do KGB de Rostov. O status de "capital do sul" garante a Rostov importantes prédios governamentais como este, hoje sede do FSB e do MVD, equivalentes russos da Polícia Federal e Polícia Civil.

Prédios residenciais cinzentos, que lembram um pouco o de outras cidades da Rússia, mas são mais altos e menos largos, misturado ao relevo da cidade, lembram um pouco algumas ruas de Caxias do Sul-RS

Monumento a Lenin. O fundador do Estado Soviético, que vigorou por muito tempo, tem o seu lugar de destaque na cidade, com direito a flores deixadas pelos cidadãos. É comum ver populares tirando fotos com o monumento.

O trânsito de Rostov é tranquilo, embora conheça o horário de pico. A vista para uma das partes da cidade lembra certos trechos de Porto Alegre. Trata-se de um bairro periférico, mas sem as mazelas às quais estamos acostumados a ver.

Monumento a Elizabete I, tzaritsa russa filha de Pedro, O Grande, considerada a governante-fundadora da cidade, que iniciou-se como um bastião contra os turcos, ao lado de uma catedral ortodoxa russa.

Rua de Rostov sobre o Don, em dia de nevoeiro

"Livro aberto" no Parque Gorky, nele pode-se baixar todos os grandes clássicos da literatura russa, usando um leitor de códigos de smartphone.







Nenhum comentário:

Postar um comentário