sexta-feira, 25 de março de 2016

Conhecendo o cinema russo pelo metrô de Moscou

Nessa semana a cidade de Moscou ganhou um vagão dedicado aos 100 anos do cinema russo. O vagão é ricamente decorado com referências ao cinema soviético. Ele percorre a linha anelar, o que significa que você pode passar o dia todo sentado nele, já que essa linha percorre o metrô em círculos, não sendo necessário fazer desembarque no fim da linha, já que ela não tem fim nem início.



Spassenie (A salvação) é marcado pela atuação da atriz russa Polina Grishina, que interpreta o papel de uma freira católica polonesa, da atriz polonesa Karolina Gruzska e do ator Kazimir Liske e do diretor russo Ivan Vyrypayev. Segundo o diretor, a temática central do filme, que se passa nas montanhas do Tibet indiano, é a comunicação "com os outros" e com si mesmo no mundo.



Carnaval (1981), o único musical da carreira de Tatiana Lioznova, com música de M. Dunayevskiy. Conta a história de uma jovem do interior que vem para um festival teatral onde exerce o papel de júri.


Vários filmes soviéticos: o cinema soviético marcou a forma de pensar e de ver o mundo de muitos russos, é conhecido por ter passado valores e frases conhecidas até hoje de cor por muitos russos e cidadãos de outras repúblicas soviéticas. Conhecer o cinema russo é antes de tudo conhecer o modo de pensar e de enxergar o mundo de muitos russos, é conhecer mais sobre a Rússia, privilégio esse que o metrô de Moscou torna acessível ao cidadão comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário