quinta-feira, 26 de abril de 2018

Sobre as pin-ups soviéticas

Recemente um amigo questionou certas "pin-ups" soviéticas que podem ser vistas em pôsteres de livrarias. Alguns blogs tem divulgado como sendo algo da época soviética, só que NÃO!


A sociedade socialista visava o fim da exploração do homem pelo homem, e nas palavras do filósofo alemão Friedrich Engels "a exploração do homem pelo homem começa quando começa a exploração da mulher pelo homem". Deste modo, a erotização da mulher era um elemento inexistente na propaganda soviética, aliás, qualquer erotismo. Uma citação numa linha direta entre Leningrado e uma cidade americana, nos anos 80, ficou celebrizada, "na URSS não existia sexo", uma citação cortada pelos americanos, quando uma cidadã americana perguntou se na URSS os reclames comerciais tinham tantos apelos eróticos e pornográficos como nos EUA, a senhora então respondeu que "na União Soviética não existia sexo, existia amor e os reclames comerciais não traziam isso".

Uma vez que a maioria das pessoas que usa ilustrações para seus artigos e blogs não sabia russo, em regra não fazem a menor ideia do que está escrito nesses cartazes, ou mesmo sabendo o que está escrito não investigam se realmente é um cartaz autêntico. É muito comum na cultura russa moderna que pessoas com propósito humorístico ou simplesmente ausência de capacidade criativa, aproveitando uma ilustração, criem novos pôsteres baseados nos da época soviética ou simplesmente modifiquem o seu texto ou a imagem deste, criem paródias, etc. Na Rússia saiu nos jornais a notícia de que uma garota americana da 8ª série, apresentando um trabalho sobre a Revolução Russa, apresentou um pôster com Lenin no qual ele diz "Camaradas, vão tomar no *".

Pôsteres soviéticos autênticos podem ser vistos em museus e comprados em livrarias. Pôsteres pós-soviéticos podem também ser comprados, geralmente ficam ao lado dos soviéticos.

Image may contain: 3 people, people smiling, people sitting
Pôster russo baseado em pôster soviético "Venha nos visitar no trabalho"
Quase sempre pôsteres pós-soviéticos são uma mescla de estética soviética e americana dos anos 40, 50, normalmente trazem mulheres com seios fartos e em posições sensuais, repare:

Image may contain: 1 person, smiling, standing
Trabalhou duro, descanse com cultura
Agora uma montagem de pôster da época soviética:

Resultado de imagem para советский плакат НЕТ
NÃO há razão para não tomar umas (No calendário sexta-feira)
Resultado de imagem para Товарищи идите на
"Camaradas, vão tomar no *" (O original diz, venha para o kol'hoz)
Este é o exemplo de um verdadeiro cartaz soviético e a verdadeira representação da mulher:
Juntei dinheiro na caixa econômica e comprei uma passagem para o resort (na foto a Crimeia)
Os únicos pôsteres que representavam a mulher com pouca roupa, assim como so homens, eram pôsteres que retratavam atletas:
Ferroviários, ingressem na sociedade "Lokomotiv", pratique esporte
Muito cuidado com pôsteres encontrados na internet, sempre verifique a sua autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário