quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Eita que é estrada!

"Eita, que é estrada, poeira e nevoeiro, no frio agitação até as tempestades nas estepes", já dizia uma velha canção soviética. A Rússia é cheia de estradas que nos permitem contemplar a sua magnífica beleza.
Essa história começa em um dia de véspera de natal, festa comemorada por milhões na Rússia. Trata-se de uma viagem a Moscou, partindo de São Petersburgo, de carro, pelas estradas russas. Combinei a viagem através de um serviço chamado "Blablacar", uma espécie de "carona paga", como disse um amigo, no qual você combina previamente com um motorista um destino para o qual você vai. Geralmente sai mais em conta do que viajar de trem e dependendo da distância e tempo de viagem pode valer a pena.
Sentado no banco da frente, pude contemplar as mais belas paisagens da estrada SPb-Moscou. Tudo isso se deu sob -28, que depois chegaria até -30 em Moscou, meu novo recorde de frio. Para que o leitor possa ter noção do que é isso, mesmo com casacos e roupas quentes você sente frio em menos de 1 minuto quando exposto a ele. São poucos os casacos apropriados para esse frio extremo. Mesmo assim, várias cenas no caminho chamaram a atenção, por exemplo num vilarejo no qual uma velhinha atravessava tranquilamente e caminhava tranquilamente para casa. Também surpreendeu ver pessoas vendendo frutas na estrada, geralmente ao lado de um Lada, muitos com fogueiras acesas ao lado. Só que a mais surpreendente de todas as cenas foi a de um caminhoneiro verificando alguma coisa debaixo do seu caminhão, deitado (!!!) em pleno asfalto, sob -28. A coragem desses homens é de impressionar, sobre eles Igor Rassteryayev irá cantar.







O crepúsculo atrás da floresta (por volta de 16:30)


Numa rápida tiragem podemos ver o caminhoneiro deitado em pleno asfalto por volta da Região da Grande Novgorod.

Nenhum comentário:

Postar um comentário