segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Futebol no metrô de Moscou

O metrô de Moscou, criado pelo "malvado Stalin", um dia será considerado patrimônio da humanidade. A sua arquitetura e a sua qualidade de museu subterrâneo simboliza tudo aquilo que foi a União Soviética. Na estação "Praça da Revolução" (Ploschad Revalyutsii) encontramos uma verdadeira galeria subterrânea que traz estátuas com diferentes momentos da vida do cidadão soviético, mostrando ao turista e ao morador "o que trouxe a Grande Revolução de Outubro". Uma dessas estátuas é bastante curiosa, símbolo do esporte soviético. Não é um hoqueísta, muito menos um enxadrista ou jogador de vôlei, mas um jogador de futebol!
Talvez muitos saibam que a URSS era uma potência no futebol, vencedora de duas olimpíadas no esporte. O culto ao futebol na URSS e na Rússia é atribuído, nas palavras do jornalista Maxim Shevchenko (ele crítico do fanatismo do futebol), a Stalin, como uma forma de controle social e de manter o povo longe das convulsões políticas pelas quais passavam o país nos anos 30, referentes a altas esferas de poder. Independente da opinião do jornalista, é fato que Vassiliy Stalin, filho de Stalin, foi um frequentador assíduo de estádios durante algum tempo. O futebol soviético criou lendas como Lev Yashin, o Aranha Negra, e outros grandes jogadores.
A tradição soviética de futebol parece ter sido perdida, em especial numa época de comercialização deste esporte, que conta com a antipatia de grande parte da intelligentsia russa, que frequentemente o espinafra por ser um efetivo meio de despejar muito dinheiro nos bolsos de futebolistas que nada jogam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário