quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Nas páginas do Izvestiya

O jornal Izvestiya (Notícia) é um dos mais lidos na Rússia. Recentemente, estivemos em suas páginas numa notícia sobre a grande nevasca de Moscou. Neste ano, na noite de natal em 7 de janeiro, foi registrada a temperatura mais baixa dos últimos 100 anos, -30 graus com sensação de -38, o que levou o MTS (Ministério das Situações Emergenciais) a decretar Estado de Calamidade de nível laranja, o mais alto de todos, excluindo o vermelho.
Para que o leitor possa ter uma noção da sensação, havia uma neve finíssima e traiçoeira que caía em grande quantidade, mas quase de forma invisível. Os meus cílios congelaram, assim como a ponta da sobrancelha próxima do nariz. A visão tornou-se branca nas extremidades. Ganhei leves queimaduras na testa, nariz e região do bigode, semelhantes a queimaduras provocadas por longa exposição ao sol na praia.
Nos dias seguintes o frio amenizou, caindo para a faixa de -15. Mesmo assim, a cidade conheceu uma grande nevasca que exigiu o trabalho de caminhões para retirar o gelo da Praça Vermelha e outros lugares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário