domingo, 5 de abril de 2015

A canção dos campos por Ivan Rebroff



Olhe bem para este homem. Alguém que não conhece a sua história poderia alegar tratar-se de um russo, de um boiardo talvez ou um cossaco.

Em realidade trata-se do alemão Hans Rolf-Rippert, popularmente conhecido como "Ivan Rebroff". Mesmo sendo alemão, ele ficou famoso por cantar em russo sem sotaque as mais famosas canções populares russas. Era um cantor de voz extraordinária, capaz de atingir mais de quatro oitavas, bastante respeitado na Rússia. Ele também era capaz de cantar soprano.

Foi um grande divulgador da cultura russa. Nesse vídeo ele canta a famosa "Canção dos campos" (Polyushko Polye), onde ele fala da despedida das mulheres russas dos soldados do Exército Vermelho, que partiam a cavalo para a batalha, nos tempos da Guerra Civil contra o Exército Branco.

A canção dos campos é talvez uma das mais conhecidas canções populares russas, ela é frequentemente tocada, em sua versão instrumental, em desfiles militares e em desfiles de moda onde se apresentam modelos russas, também é tocada pela Banda dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos na abertura do filme documentário "A Batalha da Rússia". Há várias versões dela, incluindo uma versão do Coro do Exército Vermelho, da cantora nipo-russa Origa, do renomado artista francês André Rieu, da cantora alemã Helen Fischer e de outros artistas, há muito tempo, quando eu frequentava discotecas, até mesmo a ouvi em estilo "remix". Em algumas versões "do Exército Vermelho" é trocado por "do Exército Russo". Mas uma coisa permanece inalterada em todas as versões, que é o estilo cavalariano da canção, como alguém que cavalga a galope!



Nenhum comentário:

Postar um comentário