sábado, 25 de abril de 2015

"Nós estamos em menor número, mas usamos "telnyashki""

Usadas principalmente por paraquedistas (foto) e marinheiros, a telnyashka é um símbolo de masculinidade na Rússia

São vários os símbolos que marcam a cultura de um país ou um povo. Assim, quando alguém pensa em um escocês, logo muitos pensam em um kiltz, sua "saia" folclórica. Quando pensamos no nordestino, logo temos em mente um chapéu de couro estilo "vaqueiro" ou "cangaceiro", se pensamos no gaúcho, podemos pensar em uma cuia de chimarrão ou em uma bota campeira, uma bombacha, se pensamos em um africano, imaginamos suas batas características, cheias de cores vivas. Alguns desses objetos, por sua popularidade e praticidade sobrevivem aos tempos, sendo utilizados muito além de festivais folclóricos, e na Rússia um desses ícones é a camisa conhecida como telnyashka. Mas o que é uma telnyashka?

"- Filho da p***!" "- O que foi?" "- O cara sentado atrás de Chow é russo!" - "Como você sabe?". "- A camisa com listras azul claras indicam que ele é da Spetsnaz, forças especiais russas". Esse é o trecho de um diálogo do filme americano "Red Dawn", de 2012, cujo título em português é "Amanhecer violento". Ele é uma reedição do filme americano de 1982, estrelando Patrick Swayze e Charles Sheen, cujo enredo é uma invasão dos Estados Unidos pela União Soviética e adivinhem só, por Cuba! O filme é um clássico da propaganda anticomunista e russófoba de Holywood, logo no início do filme de 1982, um paraquedista russo chega atirando de metralhadora numa escola infantil, como é clichê em filmes holywoodianos da época, "o negão é sempre o primeiro a morrer". No filme de 2012, em vez da União Soviética, é a Coréia do Norte que invade os EUA com o apoio da Rússia (sim, um país de alguns milhões de pessoas invade outro que está do outro lado do oceano e tem mais de 10 vezes sua população). Ambos os filmes representam a ideologia americana, sendo que no segundo filme há uma representação do temor dos americanos pela camisa listrada que faz parte da cultura russa.

Telnyashka vem da palavra telnik, isto é, uma "camisa de baixo", "camisa para o corpo". É uma camisa listrada que pode ter ou não mangas que se tornou um símbolo soviético e russo. Ironicamente, sua origem está na Europa Ocidental, quando os marinheiros, no século XIX, passaram a utilizar uma camisa listrada que lhes caracterizava. O Império Russo seguiu a tendência de vestir a camisa listrada com uma jaqueta por cima. Todavia seria a partir da Grande Revolução de Outubro que ela ganharia um significado especial. Conforme se sabe, o ensaio para a Revolução Russa de 1917 foi a Revolução de 1905, que contou com a participação dos marinheiros do Encouraçado Potemkim. Anos mais tarde, os marinheiros russos de Kronstadt exerceram um papel de enorme relevância na tomada do poder. Eles foram a tropa de elite dos bolcheviques contra o regime do tzar. Sua habilidade de nadar e cruzar rios lhes garantiram grande mobilidade e vantagens para atacar tropas terrestres leais ao tzarismo, garantindo vitórias ao recém formado Exército Vermelho, em especial durante a Guerra Civil.

Encarte do filme "Encouraçado Potemkin", do diretor Sergey Einsenstein.
Russas (antes ucranianas) comemoram a volta da Crimeia para a Rússia em Simferopol em telnyashka naval
Assim, a telnyashka ficou associado aos marinheiros russos, que eram em realidade fuzileiros navais. Seu destemor na batalha foi celebrizado em vários filmes, contos e músicas inclusive em alemão, como na canção "Oktobersong", que fala dos "matrosen" e do "rotten soldat". Ficou famosa uma citação soviética, "nós estamos em menor número, mas vestimos uma telnyashka". A camisa dos marinheiros e fuzileiros navais é célebre por sua cor azul-escura. Mas logo surgiram em outras cores, com um significado marcante. Quando o Exército Vermelho criou as primeiras tropas de paraquedistas, conhecidas como VDV (sigla de "paraquedistas militares"), em razão da imagem heroica dos marinheiros, tinha-se o objetivo de apresentar os paraquedistas como os "marinheiros do ar", assim nasceu uma nova telnyashka, de cor azul-celeste, a cor do céu. Assim, a camisa dos paraquedistas possui uma camiseta com tais cores, além da boina azul-celeste (em outros países paraquedistas costumam usar boina vermelha, como o presidente Hugo Chavez). Logo surgiram telnyashki de outras cores, negra, para marinheiros de submarinos, verde, para as tropas de fronteira, e vinho, para as forças especiais do MVD, órgão policial.

Na cultura popular, essa peça de uniforme ganhou destaque como símbolo de masculinidade, de coragem, sendo bastante usado por russos ou cidadãos da ex-URSS em locais como academia ou no cotidiano, especialmente as versões de marinheiro/fuzileiro naval ou paraquedista. É um tipo de camisa que não custa caro na Rússia e alguns tipos são especialmente acolchoadas para serem usadas no frio, outras, mesmo com manga longa, podem ser confortavelmente usadas no calor, tendo já o autor desse artigo usado a camisa com muito conforto na ensolarada Fortaleza. É uma peça considerada "fashion" por muitos, razão pela qual muitas mulheres na Rússia também a utilizam, algumas até transformam essa camisa em saias. No ocidente, em alguns países, parece ter sido eleita por alguns estilistas como "peça da moda". Até alguns anos atrás era quase impossível de ser vista nas lojas ocidentais, mas já vi alguns vestidos estilo telnyashka em algumas lojas brasileiras.


Tanto quanto a camisa tradicional dos eslavos, a telnyashka é um símbolo da Rússia, prático e símbolo de coragem, diferente de camisas militares tradicionais ocidentais. Também é confortável, tanto pelo seu tecido pelo fato da gola parar onde começa o pescoço, logo acima dos ombros, impedindo que você se sinta sufocado". Geralmente ela se ajusta ao corpo (e por isso geralmente rapazes que fazem musculação e moças bem definidas a utilizam), uma espécie de "avô" do slimfit. É uma ótima compra na Rússia e também um ótimo presente característico daquele país.


O autor do blog com uniforme de fuzileiro naval russo, ganho de presente, em partida de airsoft com uma AK-103
Em visita à casa de uma amiga em Tula, Rússia, usando uma telnyashka de paraquedista e por baixo camisa térmica preta. Reparem no papel de parede, comum à maioria das casas na Rússia, e no mito de que "todas as russas são altas".

Fotos do Dia da VDV, quando integrantes da ativa e da reserva comemoram uniformizados ou com partes do uniforme o dia dos Paraquedistas Militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário