terça-feira, 7 de abril de 2015

Dicas para aprender bem o russo


1- Alfabetize-se com o alfabeto cirílico


Em geral, é comum os manuais de russo trazerem diálogos onde um dos personagens diz "eu sei falar e escrever em russo". Isso não acontece por acaso, o alfabeto cirílico é essencial na comunicação, inclusive para identificar lugares. Em russo é comum ouvir siglas como "ВДНХ", "ДНР", "ЛНР", "АТО", "РФ", "ВМФ", "СССР", "ВДВ". Todo russo conhece essas abreviações! Além disso algumas palavras, por estarem em locais "estratégicos", estão sempre escritas em maiúsculo, e por conterem mais consoantes, parecem abreviações, por exemplo "ВХОД" (НЕ ВЫХОД), e "ВЫХОД" (НЕ ВХОД). Apesar da aparente obviedade, quem passa numa porta de metrô num horário de muita gente sabe que isso não está lá por acaso. Eu me recordo quando trabalhei num órgão de justiça onde era comum as pessoas serem "nocauteadas" pela porta por que não tinha nenhum adesivo nelas.
Além disso é preciso estudar o alfabeto contextualizando. Por exemplo, em geral palavras terminadas com a letra A designam o gênero feminino. Adjetivos terminados em -АЯ(ЯЯ) sempre designam o gênero feminino, em ИЙ ou ЫЙ designam gênero masculino, em OE ou EE sempre se referem ao gênero neutro. Assim, através de simples letras nós temos uma enorme compreensão da gramática.
Além disso, palavras terminadas em Ь tendem a se transformar em И no plural. O plural russo é complexo e mesmo difícil para muitos, porém não se compreendermos esse bizu.

2- Estude pelos manuais, esqueça os manuais!

Os manuais nos ensinam a falar russo, porém são apenas um monte de papel e por esse motivo não nos passam todo o dinamismo da língua. É necessário ouvir, mesmo sem compreender, músicas e filmes em russo (se possível sempre com legenda), especialmente os últimos. Pois observando as cenas torna-se mais fácil associar à ação e conhecer expressões consagradas. Uma pessoa com um entendimento médio de russo certamente irá conhecer a expressão "Комсомолка", isto é, uma jovem comunista. Todavia essa expressão não se refere apenas a uma comunista, também é um elogio para mulheres em linguagem figurada, para entender isso é necessário ter assistido a filmes como "A prisioneira do Cáucaso", para entender o contexto da expressão. Uma pessoa que ouve falar de "вежливые люди" entende que se trata de "pessoas educadas". Porém uma pessoa que assiste a jornais russos e acessa redes sociais russas também sabe que a expressão se refere às tropas de elite russas.

Além disso é muito importante estabelecer contato com os nativos, o que é fácil de fazer pela internet. Isso possibilitará a você conhecer expressões populares como o "если не секрет", feito para perguntas mais delicadas, vai aprender que as mulheres costumam usar "типа" em vez "подобно", expressões como "да, нет наверно", que não aparecem nos manuais, mas representam uma negação sutil. Ou ainda coisas simples como o uso do "да", que geralmente é usado 3 vezes seguidas, não apenas uma, fazendo a conversação parecer menos mecânica. Se você é iniciante, é recomendado ousar nessas expressões.

3- Conheça os sotaques do Brasil (sim, isso mesmo!)

Se você conhece a fala do nordestino cearense, do potiguar, do paulista, do gaúcho e do carioca, você provavelmente não vai ter problemas em dissociar Ч de Т, Ш de C, Р de Х (gutural), e conhecendo a forma como um carioca diz "Tavares" você sem problemas conseguirá dizer "товарищ".
Se possível "remodele" totalmente seu português.

4- Aprenda com os falsos cognatos

Muitas palavras do russo parecem português, procure sempre associá-las sem desassociá-las de seu significado, claro! Todo mundo sabe o que é tijolo, mas ninguém quer sair por aí carregando um por que ele é тяжёлый. Todos sabem o que é barriga (pronúncia gaúcha), e ninguém quer comprar algo para ela por meio de um vendedor que pratica "барыга" (Ы soando como И aqui). Quando você nada, significa que você "надо" mexer os braços e pernas, do contrário vai flutuar ou se afogar. E por gentileza, se você for de certas regiões e seu nome for Ruy, procure sempre apresentar-se com um R sonoro tipo gaúcho para um nativo russo para evitar constrangimentos. Além disso, aquilo que não é bom, é uma p... ou melhor, é "плохо" (plorra)!

5- Não caia nos mesmos erros dos outros, mas aprenda com eles

Корейка é uma costela, não confundir com uma mulher do famoso país socialista, isto é, uma кореЯнка. Não sucumba à tentação de cometer os erros que muitos russos, dizendo укрАинский, em vez de украИнский. Se tiver amigos moldavos e conversar com eles pela internet, total atenção para não esquecer que Ь não é И!!! Se tiver amigos do Cáucaso, muito cuidado para não esquecer que Ы não é И e nem Э é Е!


Corrigir, ainda que apenas mentalmente, também é uma boa forma de aprender.



6- Seu melhor amigo é aquele que corrige


Muitos russos, por generosidade, tendem a elogiar um estrangeiro que domina o russo. Em verdade, muitas vezes comparado ao "russo" dos filmes de Holywood, quase sempre ele será bom, se você estudou com afinco ou com um bom professor. Todavia erros podem sempre vir, e nessas horas, para tornar o seu russo realmente bom, o melhor amigo é aquele "mais chato" que vai querer corrigir até suas vírgulas. Nessa hora fique atento, repita se for solicitado, e mentalmente repita pelo menos 3 vezes, 5 se possível!

7- Busque toda sorte de recursos em língua russa

Isso inclui desde complexos livros de filosofia até desenhos e papéis de bombom!

8- Aprenda a cantar (ou ao menos tente)

Antes de aprender russo algumas pessoas não têm qualquer afinidade por esta ação, o que muda totalmente após estudar o russo.

Cantar ajuda a adquirir fluência, a pronúncia devidamente as palavras, rimas, ajuda na expressão, na desenvoltura, na soltura, na ênfase que deve ser dada a algumas sílabas e mesmo a algumas letras, dependendo da expressão.

É uma ação talvez indispensável para a aquisição da fluência.

9- Ter conhecimento prévio do assunto!

Uma boa dica para aprender o russo o qualquer outra língua é ter conhecimento prévio acerca de um assunto. Alguém que nunca pisou numa academia certamente irá ter muito mais dificuldade para entender um texto sobre musculação do que alguém que pratica constantemente e conhece os pesos, técnicas e ferramentas. Ler um artigo de um jornal sobre um fato conhecido será muito mais fácil se você entende do assunto. Ler um livro em russo que você já leu em português será mais fácil por que você conhece o enredo.

Vale até mesmo re-assistir em russo seriados e novelas que você já assistiu em línguas como o inglês ou português. Ou jogar em russo aquele RPG cujos locais e discursos você conhece de cor e salteado em português ou inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário