domingo, 5 de abril de 2015

Dois filmes sobre Alexander Nevsky

Considerado o maior nome de todos os tempos da Rússia numa pesquisa online em 2008 seguida de debates televisivos e evocado por Stalin e pelos comunistas soviéticos como inspiração na luta patriótica e antifascista, Alexander Nevsky foi retratado em dois filmes conhecidos, "Alexander Nevsky", do consagrado cineasta Sergey Einsenstein, de 1938, e "Aleksandr: A batalha do Neva", de 2008, de Igor Kolyonov. 

Ao leitor, pessoalmente recomendo assistir primeiro ao filme de 1938. Embora preto e branco, as técnicas de cinematografia usadas, figurino e a trilha sonora são muito superiores ao filme de 2008, que por alguns usuários foi criticado como "estilo Holywood made in Russia". O primeiro filme também possui muito simbolismo. Nele os alemães são retratados como tendo grandes narizes (um lugar comum em filmes da era soviética), um dos cavaleiros alemães possui um elmo com uma mão em postura similar à saudação nazista, e os bispos católicos possuem uma suástica em seu chapéu e os elmos da infantaria são intencionalmente feitos para parecer com os elmos dos soldados do Wermacht. O filme foi profético quanto à invasão do país. No segundo filme o ponto mais importante é a tentativa de retratar a história, mas a cinematografia e o fator artístico deixam a desejar, embora o filme entretenha e informe.

O primeiro filme também reflete muito das ideias comunistas da época soviética, enfatizando a participação feminina também na batalha. Duas personagens femininas exercem um papel relevante na trama, uma delas para vingar seu pai, queimado vivo em Pskov. Seu pai, a propósito, é um ancião russo. Os anciões sempre foram um elemento importante da cultura russa, sendo sempre retratados com seus cabelos brancos e longas barbas como sábios, honrados e sãos, tanto na mitologia, quanto em contos populares, filmes e canções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário